WhatsApp Business e Marketing Conversacional são aliados para as vendas - Agência Tribo - Marketing Digital

WhatsApp Business e Marketing Conversacional são aliados para as vendas

17 09 capa

WhatsApp Business e Marketing Conversacional são aliados para as vendas

Ferramenta de Marketing Digital, o Marketing Conversacional é uma estratégia que foca, principalmente, na construção de relacionamentos um-a-um com os clientes potenciais ou com os clientes já existentes.

Essencialmente, o objetivo dessa estratégia é satisfazer em tempo real as necessidades específicas de cada cliente. O Marketing Conversacional permite às empresas oferecer uma experiência de compra mais humana e personalizada. Ao mesmo tempo, encurta os ciclos de vendas e fornece informações valiosas sobre os compradores.

Sabemos que, preencher formulários ou aguardar respostas que nunca chegam não é só frustrante, mas também um grande motivo que os clientes desistam de negociar. Desta forma, existem vários meios – de forma digital – para estreitar o relacionamento com os possíveis compradores e interagir com os clientes com o objetivo de oferecer uma experiência de compra abrangente, simples, intuitiva e próxima.

Diminuir o ciclo de venda

Texto, áudio ou vídeo como o Messenger do Facebook ou o Inbox do Instagram são os meios utilizados para diminuir o ciclo de venda. No entanto, a maioria das empresas escolhe o WhatsApp para se comunicar com seus Leads e clientes. Mas, é preciso ter atenção porque o principal problema que surge é que os vendedores usam, na maioria das vezes, suas contas pessoais do WhatsApp em vez de uma conta oficial da empresa.

WhatsApp para Negócios versus WhatsApp Pessoal

Para fazer negócios, não use o WhatsApp particular. Além de não ser profissional, o uso da conta pessoal significa perder o potencial de vendas oferecido pelas inúmeras ferramentas voltadas para transações comerciais do WhatsApp Business ou WhatsApp para Negócios.

Com a versão business, os dados da sua empresa, como endereço, site, email e etc são cadastrados na ferramenta. Também é possível configurar com horários de atendimento e ter respostas automáticas para relacionamento fora do seu horário. Tem mensagens de saudação, respostas simples e diretas para facilitar o entendimento, além da possibilidade de criar respostas prontas para as mais diversas perguntas que fazem, assim não é necessário digitar sempre a mesma coisa, ganhando tempo. E, tempo é dinheiro!

Confira algumas dicas para se relacionar melhor com o WhatsApp:

-Organizar os contatos e chamá-los pelo nome;

-Dá para utilizar no computador através do WhatsApp Web;

-Responder o mais rápido possível;

-Enviar as novidades e promoções da empresa com frases persuasivas: “por tempo limitado” ou “últimos lugares disponíveis”, além de vídeos com informações de pós-venda do produto e/ou dicas sobre sua manutenção. Use também os recursos de áudio, vídeo, fotos, emojis;

-Divulgue seu WhatsApp em tudo! Coloque em todas as suas comunicações o número ou o link do seu WhatsApp

-Nas redes sociais, divulgue também, inclusive com o ícone flutuante no site e insira nas informações de contato de sua empresa no Google Meu Negócio

Essas dicas são importantes porque, atualmente, os usuários digitais demandam constantemente respostas imediatas e soluções personalizadas. Por esse motivo, a conversa passa a ser um mecanismo fundamental para realizar vendas e construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

O que NÃO FAZER:

-Demorar para responder;

-Enviar muitas promoções, virar Spam;

-Enviar correntes, fake news, mensagens de bom dia ou qualquer conteúdo sem conexão com sua empresa;

-Dar “bom dia” sem ter assunto;

-Enviar áudio sem explicar com texto o que contém nele. Ao contrário, escreva, por exemplo: “Olá João, sou o Marcos da Oficina X. No áudio a seguir, explico os próximos passos com relação à sua solicitação. Agradeço sua atenção”.

Espero ter ajudado a utilizar melhor o WhatsApp!

A Tribo é uma agência digital fundada em 2001. Com profissionais renomados, criativos, ágeis e ousados, a equipe Tribo segue a cartilha de atender bem para atender sempre, seguindo sempre o lema que usamos desde a nossa fundação: criar a solução exata onde as ideias não têm limites.

Fale diretamente comigo por AQUI para saber mais como sua empresa pode diminuir o ciclo de vendas, fidelizar clientes e realizar bons negócios!

Espero o seu contato,

Até breve.

 

Compartilhe!
Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.