Tendências de SEO para 2017 - Agência Tribo - Marketing Digital

Tendências de SEO para 2017

Tendências de SEO para 2017

O Google está sempre mudando: de acordo com estudos de mercado o Google fez cerca de 500 ajustes e alterações algorítmicos em 2014 e mais de 1.000 alterações em 2015. Estas alterações nem sempre são impactantes ou percebidas diretamente no resultado da pesquisa mas são sempre focadas em entregar os melhores resultados para seus usuários.

2016 não foi diferente, conforme informado em relatórios anteriores o Google lançou duas impactantes atualizações de algoritmo, fez alterações no layout da página de resultados da busca e diversos experimentos e implementações na busca mobile, mostrando que SEO evolui de forma contínua e por isso é sempre necessário adaptar o site às alterações e novas diretrizes do buscador.

Hoje, ao invés de olhar o Google como um caixa de busca é preciso que a gente veja o buscador como uma “caixa de respostas” e trabalhar o SEO técnico e de conteúdo voltado para isso. Suas atualizações caminham cada vez mais para conectar a pessoa que está buscando diretamente com uma resposta para sua pergunta e não só para uma lista dos sites mais relevantes para sua consulta. Isso fica mais claro quando fazemos uma busca e vemos diretamente na página de resultados horários de cinema, resultados de jogos  de futebol, sugestões de produtos com preço no Google Shopping e até mesmo respostas diretas para questões mais populares.

Na pesquisa mobile a pesquisa de voz e assistentes digitais (Siri, Cortana, Google Assistant, entre outras) está crescendo no mundo todo: Em média 3% das buscas mensais que levam ao site já são feitos dessa maneira e a tendência é aumentar. Elas são diferentes das pesquisas digitadas pois a maioria das pessoas costuma fazer uma pergunta quando usa a busca por voz e mais de 60% das buscas com frases interrogativas costumam ter os termos “quem”, “o que”, “como”, “quando” e “onde” por isso uma recomendação é preparar e estruturar parte do conteúdo para responder perguntas, criando páginas em torno de perguntas que começam com estes advérbios. Uma página de FAQ ou até mesmo o “Quem Somos” pode ser usado para este tipo de conteúdo.

Uma forma de gerar o conteúdo de forma mais focada é analisar as pesquisas internas que os visitantes fazem no site. Em média 9% dos visitantes utilizam a caixa de busca dentro do site.

Conte com a Agência Tribo para otimizar seu site e torná-lo relevante e adequado para os buscadores.