Sua empresa está preparada para a Quarta Revolução Industrial? - Agência Tribo - Marketing Digital

Sua empresa está preparada para a Quarta Revolução Industrial?

Sua empresa está preparada para a Quarta Revolução Industrial?

Sua empresa está preparada para a Quarta Revolução Industrial?

Quarta Revolução Industrial é uma expressão criada pelo professor alemão e fundador do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab. “Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes”, diz Schwab no seu livro ‘The Fourth Industrial Revolution’, publicado em 2016.

Robótica, cloud computing, inteligência artificial, mobilidade, redes sociais, realidade aumentada, big data (análise de volumes massivos de dados), a chamada internet das coisas – em que cada vez mais dispositivos, equipamentos e objetos serão conectados uns aos outros por meio da Internet são algumas das principais tecnologias que estão impulsionando a potência da Quarta Revolução Industrial.

De uma maneira geral, acredito que a Quarta Revolução é uma mudança de padrão que já tem transformado a forma como consumimos e como nos relacionamos. E é exatamente essa nova forma de relacionamento – que tem sido estimulada pelas novas tecnologias e pelas novas maneiras de perceber o mundo – que tem surgido um novo perfil de consumidor: conectado e exigente. E é esse ponto que eu quero chegar, mas antes é preciso fazer um breve histórico das revoluções industriais anteriores.

As Revoluções Industriais anteriores

  • Primeira Revolução Industrial: Movida por tecnologias mecânicas como máquinas a vapor e as ferrovias. As máquinas começaram a substituir processos manuais e o uso de animais para gerar força;
  • Segunda Revolução Industrial: Principais inovações foram a eletricidade, linha de montagem e a difusão da produção em massa. Símbolo dessa revolução foi a linha de montagem de carros de Henry Ford;
  • Terceira Revolução Industrial: Período do advento da informática e da tecnologia da informação, uso de computadores pessoais e, mais tarde, a internet e as plataformas digitais;

Quarta Revolução Industrial: sua empresa está preparada para os impactos?

No meu entendimento – e com a experiência de quase duas décadas trabalhando com tecnologia e marketing – o principal impacto para as empresas é a mudança do comportamento de seus clientes ou consumidores e suas novas expectativas.

É fato: os clientes de hoje têm a expectativa de obter respostas em qualquer hora, no canal e no meio de sua preferência – seja em redes sociais, e-mail, chat, telefone, esses consumidores, especialmente os da geração de especialistas digitais, nascidos entre o final da década de 70 e o ano 2000 – querem atendimento personalizado e instantâneo. As tecnologias evoluíram, como todos sabem, e a referência hoje – e cada vez mais – é de encontrar respostas rápidas.

As empresas precisam migrar de um modelo transacional para um modelo de relacionamento, construído ao redor de serviços e experiências ao invés de produtos. A tecnologia deve ser pensada como uma ferramenta para alinhar cada vez mais os seus processos com as necessidades dos seus clientes. Algumas sugestões, confira!

  • Automação: soluções automatizadas de atendimento com uso de inteligência artificial como os ChatBots, por exemplo. O consumidor quer se sentir especial, com soluções de comunicação customizadas e assertivas;
  • Internet das Coisas e Nuvem: o compartilhamento de toda a base de dados dos clientes armazenada na nuvem possibilita que diversos setores da empresa acessem e possam contribuir com ‘insights’ de valor para aperfeiçoar o relacionamento com o cliente;
  • Antecipação: com a tecnologia, é possível para qualquer operação de atendimento oferecer a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa. Dados como histórico de navegação e compras anteriores alimentam algoritmos que evoluem constantemente e também colaboram em um atendimento personalizado e assertivo;

Claro, o assunto abrange outras temáticas que podem ser aprofundadas em outros artigos do #BlogDaTribo. Tema vasto, atual e, particularmente, gosto bastante.

Se interessou pelo assunto? Quer entender o movimento dessa Quarta Revolução Industrial para navegar nessa transformação e implantar soluções para a sua empresa? Faça um contato por aqui. Terei um prazer em atendê-lo.

Até breve!

Compartilhe!
Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.