Saiba como usar as ferramentas do Instagram Cenas para divulgar sua empresa - Agência Tribo - Marketing Digital

Saiba como usar as ferramentas do Instagram Cenas para divulgar sua empresa

Saiba como usar as ferramentas do Instagram Cenas para divulgar sua empresa

Saiba como usar as ferramentas do Instagram Cenas para divulgar sua empresa

O recurso Cenas, disponível nos Stories do Instagram, é uma ferramenta do aplicativo que foi testada com exclusividade no Brasil. A empresa testou essa nova função em primeiro lugar no País em razão da força que o Instagram tem entre os brasileiros, aliada à profunda cultura musical do nosso povo. Inspirada em outro App – o TikTok – a funcionalidade Cenas permite fazer uma gravação ou usar um vídeo pronto, colocar o trecho de uma música para compartilhar nos Stories. 

De acordo com pesquisa da própria rede social – por meio do Instagram Business – 85% dos usuários seguem um Perfil Comercial. E, segundo dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), atualmente, o Brasil é o segundo País com mais usuários no Instagram, além de ser a rede social que mais cresce no mundo – com mais de 500 milhões de contas. São mais de 4 horas por mês gastas por cada usuário da rede e mais de 60 milhões de fotos publicadas por dia. 

Durante esse período que estamos enfrentando – da pandemia da Covid-19a Internet se tornou ainda mais um canal de informação e de comunicação.

Diante desse cenário incerto, de todos esses números de usuários e das novas possibilidades que o Instagram oferece em suas ferramentas, é fundamental não deixar de gerenciar a sua empresa de forma online. Dessa forma, nesse artigo, vou te mostrar como usar o Instagram Cenas para divulgar os produtos ou os serviços de sua empresa para o seu negócio não parar. Confira!

Stories criativos com a ferramenta Cenas no Instagram

Com o Cenas do Instagram é possível produzir o conteúdo utilizando trechos curtos de vídeos editados em uma só postagem, totalizando 15 segundos de gravação. Os trechos podem ser gravados previamente e usados a partir da galeria do smartphone, ou o usuário pode gravar diversas cenas em tempo real.

Diferente do IGTV – a “TV do Instagram” – recurso de vídeos mais longos e que funciona de maneira independente ao aplicativo da rede social, o Cenas vem incorporado ao modo Stories. 

Passo a passo: como usar a função Cenas nos Stories? 

1 – Na página inicial do Instagram, clique na função Stories – ícone de uma câmera no lado superior esquerdo da tela;

2 – Na barra inferior da tela de Stories, escolha a opção Cenas. Esta barra inferior já é um recurso existente nos Stories, com funções como boomerang, mãos livres e superzoom;

3 – Usando o botão central na tela, comece a gravar seu vídeo! Ele pode ter até 15 segundos de duração, assim como um story normal, mas as opções de personalização são muito mais completas;

Cenas: um universo de possibilidades criativas!

  • MÚSICA: É possível inserir música nos vídeos do Cenas, além da possibilidade de criar desafios musicais, fazer dublagens ou apenas ilustrar vários momentos da rotina da sua empresa ou registrar a imagem dos seus produtos em promoção, por exemplo, com trechos gravados ao longo do dia ao som de uma música de sua preferência;
  • FERRAMENTA FANTASMA: Já imaginou estar separando os seus produtos e em um piscar de olhos, eles estarem nas mãos de um cliente que comprou online, como teletransporte? Com essa função é possível simular esse truque! Ao gravar o primeiro trecho de um vídeo usando o Cenas, a opção Fantasma aparecerá no menu esquerdo da tela. Ela “memoriza” a posição exata que o objeto – ou pessoa – estava durante a última gravação. Com a função ativada, basta se posicionar exatamente na marcação “fantasma” que estará aparecendo na tela, e gravar mais um trecho do vídeo. Pronto! A transição rápida dará um efeito de teletransporte;
  • VELOCIDADE: É possível acelerar ou diminuir a velocidade do vídeo, configuradas para cada trecho. Ou seja, dentro dos 15 segundos, você pode ter ao mesmo tempo, um trecho acelerado em 2 vezes, seguido de uma cena em slowmotion. Esse recurso pode ser interessante na criação de conteúdos em stopmotion – técnica de animação frequentemente usada no cinema, usando múltiplas fotografias em velocidade acelerada, dando a impressão de movimento;

Com tantas possibilidades, a criatividade pode ir longe na produção de vídeos! 

Nunca o mundo percebeu tanto a importância do trabalho digital, não é mesmo? 

Gostou do artigo?

Não deixe de acelerar os seus negócios!

Compartilhe!
Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.