Saiba como usar as ferramentas do Instagram Cenas para divulgar sua empresa - Agência Tribo - Marketing Digital

Saiba como usar as ferramentas do Instagram Cenas para divulgar sua empresa

Saiba como usar as ferramentas do Instagram Cenas para divulgar sua empresa

O recurso Cenas, disponível nos Stories do Instagram, é uma ferramenta do aplicativo que foi testada com exclusividade no Brasil. A empresa testou essa nova função em primeiro lugar no País em razão da força que o Instagram tem entre os brasileiros, aliada à profunda cultura musical do nosso povo. Inspirada em outro App – o TikTok – a funcionalidade Cenas permite fazer uma gravação ou usar um vídeo pronto, colocar o trecho de uma música para compartilhar nos Stories. 

De acordo com pesquisa da própria rede social – por meio do Instagram Business – 85% dos usuários seguem um Perfil Comercial. E, segundo dados divulgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), atualmente, o Brasil é o segundo País com mais usuários no Instagram, além de ser a rede social que mais cresce no mundo – com mais de 500 milhões de contas. São mais de 4 horas por mês gastas por cada usuário da rede e mais de 60 milhões de fotos publicadas por dia. 

Durante esse período que estamos enfrentando – da pandemia da Covid-19a Internet se tornou ainda mais um canal de informação e de comunicação.

Diante desse cenário incerto, de todos esses números de usuários e das novas possibilidades que o Instagram oferece em suas ferramentas, é fundamental não deixar de gerenciar a sua empresa de forma online. Dessa forma, nesse artigo, vou te mostrar como usar o Instagram Cenas para divulgar os produtos ou os serviços de sua empresa para o seu negócio não parar. Confira!

Stories criativos com a ferramenta Cenas no Instagram

Com o Cenas do Instagram é possível produzir o conteúdo utilizando trechos curtos de vídeos editados em uma só postagem, totalizando 15 segundos de gravação. Os trechos podem ser gravados previamente e usados a partir da galeria do smartphone, ou o usuário pode gravar diversas cenas em tempo real.

Diferente do IGTV – a “TV do Instagram” – recurso de vídeos mais longos e que funciona de maneira independente ao aplicativo da rede social, o Cenas vem incorporado ao modo Stories. 

Passo a passo: como usar a função Cenas nos Stories? 

1 – Na página inicial do Instagram, clique na função Stories – ícone de uma câmera no lado superior esquerdo da tela;

2 – Na barra inferior da tela de Stories, escolha a opção Cenas. Esta barra inferior já é um recurso existente nos Stories, com funções como boomerang, mãos livres e superzoom;

3 – Usando o botão central na tela, comece a gravar seu vídeo! Ele pode ter até 15 segundos de duração, assim como um story normal, mas as opções de personalização são muito mais completas;

Cenas: um universo de possibilidades criativas!

  • MÚSICA: É possível inserir música nos vídeos do Cenas, além da possibilidade de criar desafios musicais, fazer dublagens ou apenas ilustrar vários momentos da rotina da sua empresa ou registrar a imagem dos seus produtos em promoção, por exemplo, com trechos gravados ao longo do dia ao som de uma música de sua preferência;
  • FERRAMENTA FANTASMA: Já imaginou estar separando os seus produtos e em um piscar de olhos, eles estarem nas mãos de um cliente que comprou online, como teletransporte? Com essa função é possível simular esse truque! Ao gravar o primeiro trecho de um vídeo usando o Cenas, a opção Fantasma aparecerá no menu esquerdo da tela. Ela “memoriza” a posição exata que o objeto – ou pessoa – estava durante a última gravação. Com a função ativada, basta se posicionar exatamente na marcação “fantasma” que estará aparecendo na tela, e gravar mais um trecho do vídeo. Pronto! A transição rápida dará um efeito de teletransporte;
  • VELOCIDADE: É possível acelerar ou diminuir a velocidade do vídeo, configuradas para cada trecho. Ou seja, dentro dos 15 segundos, você pode ter ao mesmo tempo, um trecho acelerado em 2 vezes, seguido de uma cena em slowmotion. Esse recurso pode ser interessante na criação de conteúdos em stopmotion – técnica de animação frequentemente usada no cinema, usando múltiplas fotografias em velocidade acelerada, dando a impressão de movimento;

Com tantas possibilidades, a criatividade pode ir longe na produção de vídeos! 

Nunca o mundo percebeu tanto a importância do trabalho digital, não é mesmo? 

Gostou do artigo?

Não deixe de acelerar os seus negócios!

Compartilhe!
Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.