Saiba como fazer um Call To Action e gerar lucro para o seu negócio - Agência Tribo - Marketing Digital

Saiba como fazer um Call To Action e gerar lucro para o seu negócio

Saiba como fazer um Call To Action e gerar lucro para o seu negócio

Saiba como fazer um Call To Action e gerar lucro para o seu negócio

Tenho certeza que no seu dia a dia você se depara com chamadas desse tipo: “Empurre” ou “Puxe” ou, ainda, “Entre, Ar Condicionado”, não é mesmo? 

Todas essas sinalizações indicam o que devemos fazer em um contexto ou como devemos proceder para que um determinado objeto funcione como precisa funcionar. 

No meio online não é diferente. São várias as ações que uma empresa quer que sejam realizadas pelo seu público como, por exemplo, fazer um cadastro para solicitar um orçamento, preencher um formulário para receber newsletter, fazer um download de um e-book, acessar um link de um post no blog, entre outras atitudes.

Esse caminho, no Marketing Digital, recebe um nome: Call to Action – uma Chamada Para Ação. Essa chamada indica ao usuário o que deve ser feito. Geralmente, um Call to Action (CTA) é um link ou um botão com uma cor de destaque que explora termos no imperativo como “Acesse”, “Clique”, “Envie uma Mensagem”, “Solicite uma Proposta”, etc. 

Para que o seu consumidor em potencial tenha, de fato, uma atuação prática é preciso despertar a atenção dele. Existem algumas estratégias para que os usuários compreendam “as suas chamadas” e realizem as ações. O primeiro passo é entender o que o seu público-alvo realmente quer e o quanto ele quer. 

De qualquer maneira, quando o assunto é aumentar a taxa de cliques para converter em Lead (potencial consumidor) e, consequentemente, gerar lucro, algumas dicas de Call to Action podem ajudar a transformar a realidade do seu negócio, confira nesse artigo!

Onde colocar um Call To Action? 

Antes das dicas, uma dúvida muito comum é “onde colocar um Call to Action?”. No site, todas as páginas devem ter um objetivo. Partindo desse princípio, todas as páginas deveriam ter um Call To Action, ou seja, indicar qual é o próximo passo a ser dado por quem está lendo. A grande questão é identificar quais Calls To Action devem estar em cada lugar, veja como:

– Identificar a Persona: Para fazer um Call to Action eficaz é preciso pensar para quem é a oferta e qual o problema da sua persona que essa oferta vai resolver. É preciso “resolver a dor” do seu consumidor; 

– Chamada assertiva na jornada de compra: Em uma página que a sua empresa explica um produto, não faz sentido um Call To Action com o objetivo de obter uma assinatura na newsletter, por exemplo. Uma sugestão assertiva é uma chamada para solicitar orçamento.

Vale dizer que um Call to Action não precisa estar limitado apenas ao site da empresa. As chamadas para ação podem estar nas redes sociais ou em campanhas de e-mail marketing e até mesmo nas assinaturas de e-mails dos colaboradores. 

Outra recomendação importante é sobre a escolha das palavras. Independente do formato que um Call to Action tenha – links, textos ou imagens – é preciso ter cuidado com as palavras. No Call to Action, elas têm um poder enorme. Pense em palavras simples e altamente conversivas.

Call to Action poderoso, confira!  

– Seja direto: Use palavras que indiquem exatamente o que o usuário deve fazer como, por exemplo: “Contato”, “Faça o Seu Cadastro”, “Assine a nossa Newsletter”;

– Crie uma necessidade: Algo que funciona bem é criar um call to action com uma determinada “urgência”, usando frases como “Acesse agora”, “Receba Hoje”;

– Indique o benefício da ação: Usar números de forma inteligente evidencia melhor as vantagens da ação e pode dar resultado. Exemplos: “Liquida 50% Off”, “Ganhe agora 30% de desconto”;

– Nitidez: Para os Calls to Action, use cores claras e com contraste para despertar atenção.

Outra dica fundamental que eu não poderia deixar de citar é garantir que as chamadas sigam as convenções da Internet, com aparência de clicável e que estejam funcionando como link de fato.

Se precisar de ajuda profissional para fazer o planejamento em Marketing Digital completo, fale com a Tribo – agência digital desde 2001 e que vem se destacando ano a ano no mercado. 

Espero o seu contato aqui,

Até breve!

Compartilhe!
Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.