Saiba como fazer o planejamento de marketing 2020 com os serviços e aplicativos do Facebook - Agência Tribo - Marketing Digital

Saiba como fazer o planejamento de marketing 2020 com os serviços e aplicativos do Facebook

Saiba como fazer o planejamento de marketing 2020 com os serviços e aplicativos do Facebook

Saiba como fazer o planejamento de marketing 2020 com os serviços e aplicativos do Facebook

Facebook segue crescendo e é dono dos aplicativos mais utilizados no Marketing Online – como o Instagram, Messenger e o WhatsApp. Impossível pensar em planejamento em Marketing Digital para 2020 sem inserir estratégias nessas redes sociais que impulsionam as vendas de qualquer empresa – de pequenas a grandes marcas espalhadas em todo o mundo, incluindo o Brasil, obviamente.

Os números comprovam. No País, 132 milhões de pessoas estão no Facebook todos os meses. No Instagram, 85% das pessoas usam o aplicativo para descobrir novos produtos ou serviços. No Messenger são enviadas 20 bilhões de mensagens entre pessoas e negócios todos os meses e, no WhatsApp, são 102 milhões de mensagens de negócios todos os dias. 

Diante desse império poderoso em que a tecnologia evolui, mais pessoas se conectam e descobrem novas maneiras de se comunicar. Para 2020, a sua empresa precisa aproveitar a “família de aplicativos e serviços do Facebook” para falar com as pessoas de forma personalizada, no seu tempo e no formato como elas se comunicam com estratégias de posicionamento, criatividade, mensuração e insights.  

Tudo do Facebook para planejar 2020 

1 – Posicionamento 

A era da gestão de conta e otimização manual ACABOU. “Deixe a máquina trabalhar” e garanta os melhores resultados por meio de diferentes posicionamentos do Facebook. 

  • ANÚNCIOS: A dica é simplificar a estrutura dos anúncios da sua empresa e deixar o sistema do Facebook rodar mais testes e otimizar os conjuntos de anúncios da sua marca; 
  • ORÇAMENTOS: Desenvolva automaticamente os gastos no conjunto de anúncios da sua empresa;
  • RESULTADOS: Otimize automaticamente onde colocar os anúncios para obter maior retorno; 
  • DINAMISMO: Mostre anúncios dos produtos certos para as pessoas que demonstraram interesse;

Ainda em relação sobre a estratégia de posicionamento, o Facebook tem indicado para 2020, os anúncios colaborativos com a criação de campanhas de performances com os produtos de sua marca que levam tráfego altamente qualificado diretamente para os sites ou aplicativos do seu parceiro de varejo. Outra indicação é a realização de parcerias com influenciadores e editores. A estratégia é impulsionar o conteúdo sobre seu produto para ajudar sua marca a ser descoberta mais facilmente – tanto no Facebook como no Instagram.

2 – Criatividade 

Segundo um estudo da Nielsen Catalina, 56% do aumento das vendas de uma marca devido à publicidade digital pode ser atribuído à qualidade do criativo. Então, é preciso que a sua marca esteja pronta para criar para as pessoas, onde elas estão, como elas querem.

  • Mobile: Crie pensando no mobile. Chame a atenção e mostre sua marca nos primeiros cinco segundos. Crie para ser entendido sem som, mas encante com o som ligado;
  • Ativos: Múltiplos ativos geram mais retorno porque representam mais oportunidades de a máquina testar e se adaptar mais rápido àquilo que funciona;
  • Atenção às Pessoas: Conte sua história com diferentes níveis de profundidade, por meio de plataformas e formatos;
  • Experiências: Use soluções interativas para criar uma conexão de mão dupla com o seu público;

3 – Mensuração 

O marketing baseado em informações conecta empresas e pessoas de forma significativa. Ao usar interações para entregar o conteúdo certo para uma pessoa, sua empresa aumenta o valor da experiência de seu consumidor e gera resultados melhores para sua marca. 

  • Público: Mensure e otimize como sua marca alcança o seu público;
  • Marca: Mensure e otimize como o seu investimento em mídias impacta os objetivos da sua empresa; 
  • Vendas: Mensure e otimize como o seu investimento em mídias impulsiona os objetivos das vendas;  

4 – Insights  

  • Entenda as pessoas: 85% dos brasileiros esperam que as marcas contribuam ativamente para a sociedade;
  • Celular como Personal Shopper: Em se tratando de compras, não se fala mais de online ou offline, mas sim de online mais offline. 70% das pessoas usam o celular dentro de lojas físicas. Dessas, 61% usam para comparar preços;
  • Sazonalidade: Converse o ano todo com o seu público, aproveitando datas como dia das mães, namorados, black Friday…

Gostou do artigo?

Compartilhe!

E, se precisar de auxílio profissional para fazer o planejamento em Marketing Digital para a sua marca para 2020, entre em contato com a Tribo, aqui! Somos especialistas! 

Será um prazer atender a sua marca,

Até breve!

Compartilhe!
Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.