Saiba como definir seu público-alvo - Agência Tribo - Marketing Digital

Saiba como definir seu público-alvo

Saiba como definir seu público-alvo

Na minha experiência como consultor em Marketing Digital, definir o público-alvo da indústria ou empresa é o primeiro e mais importante passo do negócio em direção ao sucesso.

A pergunta que eu te faço é: você sabe o que é público-alvo? Público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem a empresa ou negócio direciona as ações de marketing dos seus produtos ou serviços.

A ideia é ter uma segmentação de mercado com a qual a marca se comunica. É um grupo de pessoas que têm um mesmo grau de escolaridade, objetivos, interesses, por exemplo. De uma maneira geral, são pessoas que têm interesse no que o negócio fornece. São essas pessoas que vão comprar os serviços ou produtos e gerar lucros para o empreendimento.

Importante informar que o público-alvo é diferente de persona. A persona leva uma pesquisa muito mais aprofundada e detalhada do que o público-alvo. Já escrevi um artigo sobre persona, mas no texto de hoje vou focar no público-alvo.

O essencial é que a marca entenda que, quanto mais informações tiver e puder descobrir sobre o público que vai consumir os serviços e produtos, mais chances de a empresa entender melhor os desejos desse consumidor em potencial e, assim, criar um relacionamento mais próximo com ele pois o planejamento de comunicação e marketing digital poderá criar estratégias assertivas e direcionadas, diminuindo as chances de perdas.

6 Dicas para definir o público-alvo

Uma maneira de saber e definir o público-alvo é fazer perguntas sobre esse público. São as perguntas que levam ao questionamento, reflexões e, consequentemente, nas melhores respostas para a descoberta. Dessa forma, separei seis perguntas para definir o público-alvo que pode auxiliar sua marca, confira!

1.Quem é a pessoa do seu público-alvo?

Ao pensar quem são essas pessoas que podem ser o público-alvo da sua marca, é preciso considerar quais as pessoas que se identificam com a sua indústria ou empresa. Importante saber que o público-alvo nem sempre está na Internet, mas pode comprar frequentemente de sua empresa ou adquirir os serviços. Mesmo aqueles que só compraram uma vez devem ser vistos como público-alvo, pois quem já comprou uma vez pode comprar de novo.

2.Quais as “dores” do seu público-alvo?

É preciso entender quais as maiores dificuldades do público para que sua marca consiga ajudar a resolver. É essencial se colocar no lugar deles.

3.Onde o seu público-alvo busca informações?

Todo mundo precisa de comunicação e informação para sobreviver. Identifique os canais de comunicação mais adequados de acordo com seu público-alvo e procure falar com eles usando uma linguagem particular, que seja do universo deles. O uso da linguagem certa vai tornar sua comunicação mais eficiente e aumentar o desejo do seu público em te conhecer melhor.

4.Qual o benefício do produto da sua empresa?

Todo mundo quer soluções para seus problemas e tornar suas vidas mais fáceis. Isso é um desejo coletivo e para seu público-alvo não é diferente. Em meio a tanta concorrência você deve tentar encontrar o seu diferencial no nicho e sempre tentar melhorar seu produto oferecendo algo a mais que os outros não oferecem.

 5.Quais os pontos negativos para evitar?

Melhor do que saber o que seu público quer você pode pensar no que ele definitivamente não quer, o que considera ruim, negativo e do que ele foge. Evitar fazer o que o seu público-alvo considera como pontos negativos já é o primeiro passo para conquistar a simpatia. Depois, basta trabalhar outras estratégias para fazer um marketing eficiente.

6. Qual a confiança do seu público-alvo?

Ninguém compra ou adquire um produto ou serviço de uma empresa que não confia ou não conhece. Cuidar do relacionamento com os seus clientes é essencial. Se você for bem avaliado, tiver bons comentários e reputação isso servirá de base para potenciais clientes se sentirem motivados a comprar com você.

Espero que o artigo tenha sido útil.

 

 

 

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Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.