Persona: Planejando seu conteúdo para o cliente ideal - Agência Tribo - Marketing Digital

Persona: Planejando seu conteúdo para o cliente ideal

Persona: Planejando seu conteúdo para o cliente ideal

A compreensão do público é fundamental para todas as ações de uma empresa – desde a fabricação de uma mercadoria ou idealização de um serviço, até a produção de conteúdo para atrair novos consumidores. A lógica parece bastante óbvia, não é mesmo? Mas, de fato, você já parou para pensar se a sua empresa está dialogando realmente com o público correto? Sabe o que é persona?

Você, que ficou intrigado com esse questionamento, a Tribo vai te explicar agora o conceito de Persona e te mostrar como criar um modelo de cliente ideal para alavancar as ações de comunicação da sua empresa, e claro, impulsionando suas vendas!

Com certeza o termo público-alvo já é seu conhecido, no entanto, hoje em dia, com o aumento do uso do Marketing Digital como estratégia para as empresas se comunicarem com os seus  potenciais consumidores, um outro conceito invadiu a pauta dos planejamentos de conteúdo: a expressão PERSONA.

Claro, é muito importante que a sua empresa conheça o seu público-alvo para depois se empenhar na criação das Personas, já que as estratégias digitais existentes no marketing online permitem que seja entregue um conteúdo muito mais específico, direcionado e personalizado para essas pessoas.

E o que é Persona, afinal?

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal.
Antes de prosseguir, é importante que você saiba as diferenças nos conceitos de público-alvo e Persona de uma forma mais clara (e prática):

  • Público-alvo: Homens e mulheres, de 30 a 36 anos, solteiros, graduados em economia, com renda mensal de R$ 10 mil. Estabilizados financeiramente, gostam de viajar e de esportes radicais.
  •  Persona: Maria Antônia tem 32 anos, é economista de uma multinacional.
    Apesar de financeiramente estável, pretende tirar um ano sabático e estudar um terceiro idioma fora do País, pois é solteira e sempre quis ter a experiência de morar no exterior. Busca agências que a ajude a encontrar cursos para estrangeiros acima dos 30 anos.

De uma maneira geral, público-alvo é uma fatia de pessoas abrangente, já a Persona, é a representação do seu consumidor ideal de forma mais humanizada e mais personalizada.

Em um primeiro momento, pode até soar muito parecido, mas é enorme a diferença quando pensamos em uma estratégia de marketing direcionada para a Maria Antônia, da qual elaboramos pensando em um extenso público-alvo.

Um exemplo ainda mais prático: nas ações de planejamento em Marketing Digital para um dos clientes da Tribo, a Alegria Materna, cuja especialidade é consultoria do sono infantil, criar uma Persona foi fundamental para o sucesso no alcance do público de forma mais assertiva.

Para essa cliente, as mães são inegavelmente seu público-alvo, sendo assim, após um extenso trabalho de pesquisa, estudo e metodologia, a Tribo definiu que a sua Persona, seria uma mãe de primeira viagem que sofre com a privação de sono, em razão de que seu filho, com até um ano de idade, não conseguir dormir de forma adequada desde o nascimento, ou seja, uma boa interpretação de Persona, passa justamente pelo contato com o seu público-alvo.

Se a sua empresa já possui uma base de clientes, esse é o lugar perfeito para começar suas investigações!

Por que criar uma Persona?

Sem criar uma Persona ou sem uma boa definição dela, é possível que, em alguns casos, a estratégia não funcione, porém, quando é feito um desenvolvimento correto e bem trabalhado dela, os resultados são surpreendentes!

O planejamento será capaz de desenvolver conteúdos e escolher as mídias certas que o seu potencial consumidor utiliza, não existe regra na criação, sua empresa pode focar em uma Persona ou em várias.
Por exemplo, se a sua empresa trabalha com alimentação vegetariana, existe a possibilidade de criar Personas para os amantes da culinária orgânica; para os que são mais adeptos à comida vegana ou para aqueles que gostam de plantar os seus próprios alimentos e adoram dicas sustentáveis.
Dessa forma, sua empresa pode criar estratégias de marketing por meio da segmentação de Personas em um movimento que preza o relacionamento com o consumidor por meio de e-mail marketing, redes sociais ou ações de mídia paga, por exemplo.
Em poucas palavras, criar a Persona ou Personas é uma forma de personalizar as campanhas de marketing por meio da segmentação, com o objetivo de atingir o cliente ideal!

Como definir a Persona, o seu cliente ideal?

Para definir a Persona é necessário fazer um estudo, uma pesquisa sobre o perfil do seu cliente ideal, produzindo uma metodologia, para que assim você consiga dar andamento no processo de criação. No planejamento de Marketing Digital da Tribo, para cada cliente é criada uma Persona para fazer uma propaganda direcionada, de forma assertiva.

Para criar as Personas é preciso:

  •  Pesquisar com os próprios clientes da sua empresa
    As perguntas devem ser bem específicas e de uma forma bem individual para que os retornos sejam valiosos. Desta forma personalizada, as informações coletadas serão profundas, e são os detalhes que ajudam a construir as Personas para cada produto e/ou serviço da sua empresa de forma mais assertiva;
  •  Analisar as respostas das entrevistas
    Os perfis devem ser separados, os de maior afinidade permanecem juntos e os demais são divididos em outros grupos. Com essa divisão, será possível analisar os padrões de comportamento por meio das similaridades, por exemplo. Com certeza, os grupos começarão a moldar o perfil das Personas do seu negócio;
  •  Reunir as características para criar as Personas
    Uma ideia é usar uma ferramenta conhecida como Business Model Canvas, o Sebrae disponibiliza o aplicativo. O modelo de negócios pode ser customizado de acordo com as necessidades da sua empresa – o que permite uma visão geral do tipo de público compatível com o produto ou serviço que seu empreendimento quer oferecer;
  •  Incorporar as Personas no planejamento
    Uma sugestão é criar um calendário para cada parcela do seu público-alvo e acompanhar o progresso das campanhas com a segmentação das Personas;

Com o bombardeio de informações que todos são submetidos, produzir conteúdo de valor e direcionado é uma exigência cada vez maior do próprio consumidor. Ao conhecer a fundo o perfil das pessoas para qual a sua empresa deseja se comunicar, a mensagem fica genuína, sua marca se solidifica, contribuindo para a produção e divulgação de conteúdos relevantes que são capazes de transmitir o valor de seus serviços, produtos ou conhecimento de uma maneira mais legítima e confiável.

A Tribo pode te ajudar nessa a criar a sua Persona!
Esperamos o seu contato, até breve!