Persona: é essencial escolher corretamente - Agência Tribo - Marketing Digital

Persona: é essencial escolher corretamente

Persona: é essencial escolher corretamente

O termo público-alvo já é conhecido, no entanto, hoje em dia, com o aumento do uso do Marketing Digital como estratégia para as empresas e indústrias se comunicarem com os seus potenciais consumidores, um outro conceito invade a pauta dos planejamentos de conteúdo: a expressão PERSONA.

No artigo anterior, compartilhei que definir o público-alvo da indústria ou empresa é o primeiro e mais importante passo do negócio em direção ao sucesso, mas a persona é também chave essencial nesse processo. Persona, no marketing, é o perfil de comprador que seria o seu cliente ideal.

Persona é uma pessoa que pode se interessar pelo que uma indústria ou empresa tem a oferecer, pois tem muita identificação com a marca e, dessa forma, é importante os esforços para transformá-la em cliente e fidelizar como consumidor fiel. 

De uma forma mais conceitual, persona é um personagem fictício com características dos seus clientes reais. A persona exige uma pesquisa muito mais aprofundada e detalhada do que o público-alvo, pois envolve:

-Características pessoais;

-Poder aquisitivo;

-Estilo de vida;

-Interesses;

-Engajamento nas redes;

-Informações profissionais

O que é a persona de uma marca?

É sempre importante realizar pesquisas frequentes para conhecer seu público-alvo e, assim, alinhar e direcionar conteúdos relevantes criados de forma específica para esse público.

Uma das formas mais eficazes para obter isso é compreendendo os desejos de compras do seu público, dentre outros detalhes e informações inclusive pessoais desse público. As personas, no marketing, seriam, portanto, um perfil de comprador que sintetizam qual seria o cliente ideal.

Trata-se de personagens fictícios, mas que podem ter características dos seus clientes reais. São criados com base em pesquisas de pessoas reais que auxiliam na tomada de decisão. A persona é aquela pessoa que você quer atingir, que você quer fidelizar como cliente e que tem tudo a ver com sua marca, produto ou serviço.

A criação de uma persona leva em conta uma série de informações detalhadas e, inclusive pessoais, como idade, localização, renda, informações demográficas, mas também sobre interesses, preocupações, sonhos, motivos para comprar, dores, dentre outras.

Quanto mais completo for o perfil de uma persona, melhor será para você alcançar o seu objetivo.

Benefícios de criar uma persona

Ter mais informações sobre sua persona fará com que a empresa ou indústria consiga criar conteúdo direcionado, interessante, relevante e, além disso, ajudar a segmentar melhor os anúncios. Ao segmentar o público com uma persona, os esforços são direcionados de forma mais assertiva para pessoas que realmente têm interesse pelo produto ou serviço.

Aliás, o Facebook Ads e o Google Ads têm cada vez mais ferramentas otimizadas para segmentação do público. Isso facilita na hora de criar campanhas voltadas para seu público com base numa lista com informações mais completas e definidas seja demográficas ou psicográficas.

As ferramentas poderão adicionar informações como localização, idioma, idade, nível de escolaridade e interesses e chegar de forma mais certeira nas pessoas que a marca quer converter.

Ou seja, é possível utilizar estratégias mais inteligentes. Dessa forma, mesmo com um orçamento limitado para investimento nessas ferramentas, por exemplo, a marca pode ter acesso a um público muito específico de segmentação e conseguirá obter mais ganhos.

A indústria ou empresa, definitivamente, irá atingir mais pessoas do que se criasse um conteúdo apenas para o seu público-alvo. Pense na persona como a principal pessoa que irá interagir com o conteúdo que a marca quer criar. Uma pessoa que será essencial para o sucesso do seu negócios, pode apostar!

Espero que o artigo tenha sido útil.

Se quiser saber mais sobre como a definição da persona pode contribuir para os seus negócios e acelerar as vendas, fale diretamente comigo por AQUI.

A Tribo é uma agência digital fundada em 2001. Com profissionais renomados, criativos, ágeis e ousados, a equipe Tribo segue a cartilha de atender bem para atender sempre, seguindo sempre o lema que usamos desde a nossa fundação: criar a solução exata onde as ideias não têm limites.

 

 

Compartilhe!
Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.