O que não fazer no Marketing de Conteúdo

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Já parou para pensar quais os erros mais comuns no Marketing de Conteúdo? Constantemente encontramos conteúdos online oferecendo dicas e explicando um pouco sobre o universo do marketing digital e, consequentemente, sobre o marketing de conteúdo. E, a nossa Tribo tem uma política interna de acreditar que, realmente, é preciso estudar sobre o assunto para saber onde investir tempo e dinheiro para qualquer tipo de negócio.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de material relevante como artigos e ebooks, por exemplo, sem promover explicitamente a marca. Com ele, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e se tornar uma autoridade no assunto do seu nicho de atuação.

Um bom planejamento de marketing de conteúdo é essencial para obter sucesso. Se bem planejado e executado, evita erros simples que são cometidos com frequência. Empregar um plano de ação bem elaborado pode potencializar a divulgação do seu serviço ou produto.

Portanto, ter conhecimento das boas práticas do marketing de conteúdo é importante, mas saber o que evitar, também é.

Dicas do que NÃO fazer no Marketing de Conteúdo

Benefícios no Marketing de Conteúdo

Visibilidade

Quando desenvolvido em conjunto com o SEO, permite melhorar o posicionamento do site nas ferramentas de buscas, ajudando na visibilidade da sua empresa ou indústria.

Autoridade

O Marketing de Conteúdo permite que a sua empresa ou indústria se torne referência em seu nicho. E o que significa ser referência na Internet? Ser referência em seu nicho significa ter sua marca lembrada quando um determinado assunto é colocado em pauta: é como se o mercado associasse a marca a alguns assuntos específicos, atingindo o público-alvo de forma mais significativa e consistente, e educando-o sobre os assuntos relevantes para o segmento tendo a sua empresa como referência.

Menos custos

A ideia é que os conteúdos prendam o público e sejam tratados como um ativo, fazendo com que as pessoas encontrem o seu site tanto em buscadores quanto em referências de outros sites. Essa é, mais uma vez, uma forma de atrair os clientes de forma não invasiva, levando em conta o Inbound Marketing, reduzindo os custos de aquisição de clientes.

Melhora a decisão de compra

O Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing são estratégias que visam atender a novas demandas do consumidor por informação, influenciando diretamente na decisão de compra. Todo o relacionamento com a empresa é construído antes de o cliente finalizar uma compra. Neste sentido, ele torna o consumidor mais propenso a comprar da empresa ou indústria que o auxiliou no processo de descoberta da solução.

Fidelização

A estratégia proporciona diversas oportunidades de fidelização de clientes. Um conteúdo que mostra, por exemplo, os melhores usos do produto adquirido, dicas de outros consumidores que fizeram a mesma aquisição, dicas de passeios se o serviço adquirido for um pacote de viagem, guia de restaurantes no bairro se o produto for um imóvel etc. Fidelizar um cliente é mostrar a ele que a sua marca continua dando atenção a ele e fazer com que, se precisar de outro serviço ou produto semelhante, ele procure a empresa ou indique para amigos e conhecidos, pois o boca a boca ainda é uma forma confiável de atingir novos públicos.

Gostou do artigo? Quer conhecer melhor como direcionar o Marketing de Conteúdo para a obtenção de resultados sólidos e de longo prazo para a empresa? Fale comigo por AQUI.

Terei o prazer de atender sua empresa ou indústria.

Até breve!

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

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