O que é CRO e como turbinar as taxas de conversão?

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Capa Taxas de Conversão

Conversion Rate Optimization (CRO) ou simplesmente Otimização de Taxa de Conversão é, em apenas uma frase: extrair o maior número possível de clientes dentre os visitantes que sua empresa B2B ou indústria tem no site.

Conversão é uma métrica importante no Marketing Digital para avaliar o desempenho das ações. Em cada campanha ou página, por exemplo, deve-se prover meios para o usuário converter e passar para a próxima etapa da jornada de compra do consumidor. Conversões que deixam contato, como preencher um formulário, são mais efetivas.

Desta forma, o CRO pede um olhar atento para o site da sua empresa B2B ou indústria, identificando os motivos de conversões ou como poderiam converter mais e solucionar esse entrave. Uma das principais dicas é se colocar no lugar dos usuários para tentar entender quais pontos estão prejudicando a experiência de compra. Para isso, é possível executar algumas ações. E é sobre essas ações que quero abordar.

Neste artigo proponho algumas estratégias para turbinar as taxas de conversão no seu site. O que pretendo sugerir é que com algumas ações é possível entender melhor os dados que os visitantes geram e aplicá-los no aumento da taxa de conversão e, consequentemente, das vendas. Acompanhe!

 

O que é o ‘comportamento do usuário’ quando visita um site?

Antes de tudo, é preciso entender o que é, de fato, comportamento do usuário. O conceito sobre o comportamento do usuário é baseado nas atividades que os visitantes realizam dentro de um site como, por exemplo, cliques, rolagem, leituras e conversões.

É como acompanhar o comportamento de um potencial consumidor dentro de uma loja física: quais produtos o cliente olha, qual a parte da prateleira que chamou mais atenção, mas com muito mais ferramentas para coletar informações. De qualquer forma, o comportamento do usuário é um reflexo das motivações da pessoa e é a elas que você deve responder a fim de aumentar as conversões.

 

Otimizar as Taxas de Conversão

Otimizar a taxa de conversão é melhorar a performance do site. Embora o objetivo de conversão varie de acordo com a estratégia, o caminho para otimizá-la é sempre o mesmo: melhorar a experiência do usuário no site. Afinal, o poder está nas mãos dos consumidores. Se você não procura agradar os clientes, seu concorrente já ganha a dianteira, não é mesmo?

Desta forma, o usuário deve se sentir seguro, confortável e bem informado para converter no seu site. Para isso, ofereça informações confiáveis, navegação simples e lógica, além de um layout agradável. A boa estratégia de CRO possibilita uma melhor experiência de compra ao cliente.

Com uma compreensão profunda da intenção, do interesse e do comportamento do consumidor, é possível conseguir entregar a ele exatamente o que deseja da maneira mais simples, rápida e intuitiva possível. 

 

Motive a compra

O objetivo sempre é motivar a conversão. Ao invés de visitantes passivos que apenas circulam pelo site sem baixar ou comprar nada, existe a chance de conquistar a confiança e atenção para transformá-los em clientes, trabalhando para rentabilizar o tráfego existente em vez de investir para aumentar as visitas. 

 

Como aumentar as taxas de conversão no site?

 

Bons conteúdos

As visualizações do seu site precisam se converter em vendas e, para convencer o consumidor digital cada vez mais exigente, é preciso apostar em bons conteúdos. Ter uma estratégia de marketing de conteúdo é fundamental para se comunicar adequadamente com seu cliente e atrair o perfil exato.

Os motores de busca exibem aos usuários apenas os conteúdos mais relevantes às suas necessidades. Dessa forma, quando o potencial cliente é levado para sua Landing Page, normalmente ele já tem um nível de conhecimento mínimo sobre o que a sua empresa pode oferecer. Se os visitantes visitam sua página e se frustram com o que encontram pode ser um fracasso. Por isso, os bons conteúdos não devem ser somente alavancas de otimização do tráfego.

 

Rapidez no carregamento da página

As decisões de consumo são, muitas vezes, tomadas por impulso. E, no universo digital, esse imediatismo adquiriu contornos extremos. A paciência do consumidor é cada vez mais curta. Melhore o tempo de carregamento da página do seu site ou o seu potencial consumidor vai procurar pelo site do concorrente.

 

Diálogo direto com os clientes

Para otimizar as taxas de conversão crie pontes com os consumidores para receber seus feedbacks de forma direta. Isso pode ser feito por meio de pesquisas estruturadas com o auxílio de ferramentas simples como o Google Forms.

Como mostrei neste artigo, existem diversas estratégias para a Otimização da Taxa de Conversão que podem ser utilizadas. No entanto, você não deve parar por aí.

Se sua empresa B2B ou indústria quer entender melhor essa performance no seu site como estratégia de conversão e vendas, fale com a Tribo.

Somos uma agência digital desde 2001.

 

Será um prazer atendê-lo.

 

Faça contato por AQUI.

 

Até breve!

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

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