O novo normal no uso do LinkedIn - Agência Tribo - Marketing Digital

O novo normal no uso do LinkedIn

O novo normal no uso do LinkedIn

Desde o início da pandemia, o LinkedIn tem criado três novos membros por segundo e gerado 12 mil postagens por semana, de acordo com o Insider – podcast sobre LinkedIn do Brasil. Os números mostram o crescimento dessa rede social profissional e revelado que o seu “novo normal” é saber conquistar uma boa estratégia de marca pessoal para divulgar a sua empresa com perfil atualizado, conteúdo completo e de qualidade.  

Em outras palavras, a marca pessoal no LinkedIn não se restringe simplesmente a pessoas que estão em busca de novos contatos ou a conquista de uma boa posição no mercado de trabalho. A marca pessoal se usada de maneira profissional pode se transformar em uma assertiva ferramenta de marketing pessoal para divulgação empresarial.

O LinkedIn, que por muitos anos foi visto erroneamente como um “currículo online”, tem se agigantado e se fortalecido para atender uma imensidade de demandas e expectativas. Para entender esse crescimento, o primeiro ponto é entender as motivações que levam as pessoas a entrar no LinkedIn.

No passado, o principal motivador estava relacionado à busca de empregos pelas pessoas físicas. Ao ganhar robustez, o LinkedIn passou a ser visto pelas empresas como um baú de tesouro para encontrar profissionais; não somente pelo RH, mas até para ações específicas de marketing e comunicação.

Com o crescimento da plataforma e a introdução do Pulse, que facilitou a publicação de conteúdo, o LinkedIn emergiu como uma rede social de perfil diferenciado, fomentando conexões de valor profissional e compartilhamento de conteúdo de altíssima qualidade. Isso fez com que as organizações e profissionais encarassem a rede com um olhar mais amplo, deixando de tratá-la apenas como um lugar dedicado a temas relacionados a emprego e recrutamento.

Personal Branding é o Novo Normal

Faço uma pergunta: sua marca pessoal não está funcionando no LinkedIn? Quando essa situação acontece é que, na maioria das vezes, o usuário cria um perfil, envia um monte de convites padrão de conexão e nada mais. Se esse é o seu caso, adianto que não vai dar certo mesmo.

Para ter sucesso em uma estratégia de personal branding no LinkedIn, você precisa estar presente e não apenas estabelecer uma posição. Estar presente significa participar de Grupos no LinkedIn, interagir com as pessoas que compõem a sua rede e, o mais importante: oferecer conteúdo relevante aos participantes.

Utilidades de uma company page no LinkedIn

Neste sentido, a sua marca pessoal pode angariar autoridade para a sua company page. Além da preocupação com a atualização da página do perfil de sua empresa, a recomendação do próprio LinkedIn é que você utilize a sua marca pessoal para divulgar os seus negócios empresariais.

Ter uma company page no LinkedIn com essa essência pode ajudar a estreitar o relacionamento com clientes e parceiros e ser uma ótima estratégia de humanização de sua marca. E, como toda estratégia depende de métricas e números, a company page do LinkedIn permite que você consiga mensurar os cliques, engajamentos e também as visualizações que sua página recebe. Do mesmo modo que consegue identificar qual publicação teve o melhor desempenho com seus visitantes.

Quer saber mais sobre a potencialidade do LinkedIn para a sua empresa?

Fale comigo por AQUI. Somos especialistas!

Espero o seu contato,

Até breve!

Compartilhe!
Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.