Metodologia Ágil em uma empresa – o que é e como aplicar? - Agência Tribo - Marketing Digital

Metodologia Ágil em uma empresa – o que é e como aplicar?

Metodologia Ágil em uma empresa – o que é e como aplicar?

Metodologia Ágil em uma empresa – o que é e como aplicar?

Em um cenário acelerado de avanço das tecnologias concebido pela Transformação Digital, cada vez mais as empresas têm buscado pela Metodologia Ágil – idealizada em 2001 por 17 desenvolvedores conceituados que se reuniram e criaram o “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”.

De uma maneira geral, a Metodologia Ágil é um conjunto de regras ou procedimentos a ser aplicado na gestão de projetos, equipes e negócios. É uma solução para eliminar possíveis gaps nos projetos e potencializar as entregas – otimizando processos para a maior satisfação do cliente. 

Claro que a metodologia quer garantir agilidade nos processos para que as empresas aumentem a produtividade, mas particularmente, acredito que o método “enxerga” além. Trata-se também de uma maneira de pensar – quase uma filosofia!

Sim, é isso mesmo.

É que o Manifesto Ágil surgiu da iniciativa desses desenvolvedores de softwares que estavam cansados de métodos engessados e até mesmo improdutivos na área. Aliado a essa nova forma de pensar, acredito também que esse manifesto tem absolutamente tudo a ver com as nuances significativas de transformação digital que as organizações têm atravessado, incluindo a mudança de cultura dentro das corporações.  

Os valores da Metodologia Ágil

Os valores fundamentais que fundamentam o Manifesto Ágil são:

  • Mais interações entre indivíduos do que processos e ferramentas;
  • Mais software em funcionamento do que documentação completa ou abrangente;
  • Colaboração com clientes acima de negociações contratuais; 
  • Adaptabilidade (ou responder a mudanças) é mais importante do que seguir o plano proposto inicialmente.  

Como aplicar a Metodologia Ágil na empresa?

Um dos princípios ágeis prega que é preciso “construir projetos em volta de indivíduos motivados, dando a eles o ambiente e suporte que precisam e confiança para que eles cumpram com o seu papel”. 

Neste sentido, a Metodologia Ágil leva mais satisfação para a equipe, identifica talentos, evita reuniões desnecessárias e improdutivas, planejamentos descontrolados, permite o desenvolvimento de produtos e serviços realmente pertinentes ao momento do mercado e apresenta métricas satisfatórias nos resultados.

Ter conhecimento básico da Metodologia Ágil é o ponto de partida para aplicá-la em uma empresa. Confira os próximos passos:

  • Líder Ágil: O início da aplicação da metodologia deve começar nos cargos de liderança. Os líderes devem enxergar as equipes como se fossem clientes e mostrar desempenho rápido na atuação;
  • Equipe Ágil: É preciso identificar talentos e treinar equipes para desenvolver as habilidades de um sistema ágil; 
  • Processo Ágil: Não há como aplicar a Metodologia Ágil de uma única vez. É importante selecionar as equipes por etapas, identificando o momento certo de cada time.

Evite excesso de projetos paralelos ou acumulados nas equipes e reuniões em demasia. Evite também processos de aprovação demorados ou com muitas etapas, além de chefes que subestimam decisões tomadas em equipe.

Obviamente é impossível falar em apenas um único artigo sobre a Metodologia Ágil, mas acho que o texto forneceu uma boa pista para que você, empresário, comece a pensar que ela pode beneficiar sua companhia. 

Claro que haverá resistência. Pesquisa da Scrum Alliance com mais de 400 mil pessoas aponta que 70% dos líderes de metodologias ágeis afirmam que a mudança infere em tensão entre os times ágeis e departamentos tradicionais. 

No fim, como disse no começo desse artigo, é uma mudança muito mais cultural do que apenas metodológica. 

Vamos falar mais sobre o assunto? Posso te auxiliar – e colaborar com os seus negócios – me procure por aqui

Até breve!

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Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.