Metodologia Ágil em uma empresa – o que é e como aplicar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Metodologia Ágil em uma empresa

Em um cenário acelerado de avanço das tecnologias concebido pela Transformação Digital, cada vez mais as empresas têm buscado pela Metodologia Ágil – idealizada em 2001 por 17 desenvolvedores conceituados que se reuniram e criaram o “Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software”.

De uma maneira geral, a Metodologia Ágil é um conjunto de regras ou procedimentos a ser aplicado na gestão de projetos, equipes e negócios. É uma solução para eliminar possíveis gaps nos projetos e potencializar as entregas – otimizando processos para a maior satisfação do cliente. 

Claro que a metodologia quer garantir agilidade nos processos para que as empresas aumentem a produtividade, mas particularmente, acredito que o método “enxerga” além. Trata-se também de uma maneira de pensar – quase uma filosofia!

Sim, é isso mesmo.

É que o Manifesto Ágil surgiu da iniciativa desses desenvolvedores de softwares que estavam cansados de métodos engessados e até mesmo improdutivos na área. Aliado a essa nova forma de pensar, acredito também que esse manifesto tem absolutamente tudo a ver com as nuances significativas de transformação digital que as organizações têm atravessado, incluindo a mudança de cultura dentro das corporações.  

Os valores da Metodologia Ágil

Os valores fundamentais que fundamentam o Manifesto Ágil são:

  • Mais interações entre indivíduos do que processos e ferramentas;
  • Mais software em funcionamento do que documentação completa ou abrangente;
  • Colaboração com clientes acima de negociações contratuais; 
  • Adaptabilidade (ou responder a mudanças) é mais importante do que seguir o plano proposto inicialmente.  

Como aplicar a Metodologia Ágil na empresa?

Um dos princípios ágeis prega que é preciso “construir projetos em volta de indivíduos motivados, dando a eles o ambiente e suporte que precisam e confiança para que eles cumpram com o seu papel”. 

Neste sentido, a Metodologia Ágil leva mais satisfação para a equipe, identifica talentos, evita reuniões desnecessárias e improdutivas, planejamentos descontrolados, permite o desenvolvimento de produtos e serviços realmente pertinentes ao momento do mercado e apresenta métricas satisfatórias nos resultados.

Ter conhecimento básico da Metodologia Ágil é o ponto de partida para aplicá-la em uma empresa. Confira os próximos passos:

  • Líder Ágil: O início da aplicação da metodologia deve começar nos cargos de liderança. Os líderes devem enxergar as equipes como se fossem clientes e mostrar desempenho rápido na atuação;
  • Equipe Ágil: É preciso identificar talentos e treinar equipes para desenvolver as habilidades de um sistema ágil; 
  • Processo Ágil: Não há como aplicar a Metodologia Ágil de uma única vez. É importante selecionar as equipes por etapas, identificando o momento certo de cada time.

Evite excesso de projetos paralelos ou acumulados nas equipes e reuniões em demasia. Evite também processos de aprovação demorados ou com muitas etapas, além de chefes que subestimam decisões tomadas em equipe.

Obviamente é impossível falar em apenas um único artigo sobre a Metodologia Ágil, mas acho que o texto forneceu uma boa pista para que você, empresário, comece a pensar que ela pode beneficiar sua companhia. 

Claro que haverá resistência. Pesquisa da Scrum Alliance com mais de 400 mil pessoas aponta que 70% dos líderes de metodologias ágeis afirmam que a mudança infere em tensão entre os times ágeis e departamentos tradicionais. 

No fim, como disse no começo desse artigo, é uma mudança muito mais cultural do que apenas metodológica. 

Vamos falar mais sobre o assunto? Posso te auxiliar – e colaborar com os seus negócios – me procure por aqui

Até breve!

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

Posts Relacionados

Fim dos cookies e a mudança na publicidade digital

Pensar no contexto digital aumenta taxa de conversão

Crossmedia digital: como analisar a jornada do consumidor?

Categorias

Categorias

Últimos Posts

Fim dos cookies e a mudança na publicidade digital

Pensar no contexto digital aumenta taxa de conversão

Crossmedia digital: como analisar a jornada do consumidor?

ico-whatsapp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar esse site, você concorda com o uso de cookies.