Marketing Human to Human e a nova relação de negócios focada nos valores pessoais - Agência Tribo - Marketing Digital

Marketing Human to Human e a nova relação de negócios focada nos valores pessoais

Marketing Human to Human e a nova relação de negócios focada nos valores pessoais

Marketing Human to Human e a nova relação de negócios focada nos valores pessoais

Com base no crescimento da realidade digital, as relações de negócios entre empresas e seus consumidores mudaram. Independente do modelo de gestão da empresa – seja B2B ou B2C – os usuários do universo online passaram a ser aposta essencial. Pesquisas mostram as configurações dessas novas estratégias de negócios com processos mais simples e pessoais

Estudo divulgado pela consultoria Gartner comprova a tese. De acordo com a pesquisa, quando o assunto é investimento em tecnologia nos próximos cinco anos, 37% dos CEOs entrevistados apontam a gestão da experiência do cliente como o principal recurso tecnológico para os negócios, seguido por marketing digital (32%) e business analytics (28%).

Esses números reforçam que as pessoas e o relacionamento com elas passaram a ser o foco central dos novos negócios. Essa alteração fez surgir um novo conceito: o Marketing Human to Human (H2H) que, de certa forma, substitui as relações B2B ou B2C.

O que é o Marketing H2H 

Marketing Human to Human (ou H2H) é o marketing feito de pessoa para pessoa e cuja abordagem é construída na confiança da relação entre empresas e clientes a longo prazo. Muito mais do que atender e sanar as necessidades dos consumidores ou clientes, a empresa precisa “cuidar” para que o relacionamento tenha um rosto, um dono, uma voz que se apropria da marca e a torna próxima o suficiente para dar ao outro confiabilidade.

Humanizar os atendimentos é essencial dentro dessa estratégia, que é simples porque é um humano se conectando com outro humano.

Como se comunicar nessa estratégia? 

  • Empatia: Ser empático é se colocar no lugar de seu cliente. Essa atitude faz com que ele saiba que sua marca o compreende. Esse comportamento pode ser um estopim para que grandes negócios sejam fechados e conexões poderosas sejam feitas;
  • Pessoalidade: Ser pessoal é saber quem é o seu cliente, qual seu nome, seus anseios e vontades. É posicionar sua equipe com uma escuta ativa, o que é crucial para o sucesso dessa abordagem. As pessoas querem ser ouvidas de verdade e, quando isso acontece, o relacionamento só irá se fortalecer;
  • Autenticidade: Ser autêntico é ser transparente. Isso desperta confiança em sua persona e, dessa forma, a possibilidade de contratos serem fechados são grandes quando as conversas são francas;
  • Inspiração: Na hora de se comunicar com seu cliente, seja inspirador. As relações amadurecem quando existe inspiração, que é muito além de fazer algo pelas pessoas; é dar algo que elas possam se agarrar e sustentar quando os obstáculos surgem;

Construa relacionamento ao invés de “bom atendimento”

No Marketing Human to Human ou H2H, a fidelidade e o relacionamento de longo prazo ganham a vez. Invista em ações de marketing de relacionamento e acompanhe a trajetória do cliente. Ou seja, o H2H prima por relacionamentos mais humanos entre as empresas e seus clientes. Por meio dele, é possível conquistar a fidelidade do cliente e desenvolver ações de prospecção e de contato mais personalizadas e empáticas para cada segmento de cliente da empresa. Lembre-se: o high touch é o novo high tech. O toque humano é o que prevalece nas novas relações de negócios.

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Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.