Marketing Digital: previsões para 2021

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Como todos sentiram no dia a dia, o ano de 2020 trouxe mudanças drásticas para o Marketing Digital ressignificando a forma como empresas e clientes se relacionam. E, claro, todas essas transformações devem se tornar permanentes e cada vez mais em transições.

A pandemia ampliou o tráfego de pessoas nos canais de relacionamento, forçando muitas empresas que ainda não haviam implementado a transformação digital a fazer ajustes rápidos a fim de manter as suas operações e atividades.

Durante todo o ano que passou, a nossa Tribo acompanhou as principais mudanças e novidades do setor. O resultado dessas observações está neste artigo com a reunião das principais tendências do Marketing Digital para 2021, confira!

Marketing Digital: o que esperar para este novo ano

Cada ano que passa, fica mais claro que o Marketing Digital é essencial para qualquer empresa, vejo que o segredo para 2021 é atuar cada vez mais em canais pagos para um retorno a curto prazo, além de manter trabalhos a médio e longo prazos como Inbound e SEO. As redes sociais cada vez menos orgânicas tendem a ter menos conteúdos em feed e mais conteúdo como anúncio.

Conquistar visitas e converter esses visitantes em leads é obrigação em 2021, utilizar as técnicas de Marketing de Conteúdo, organizar um cronograma de posts e blogposts mensalmente e assim conseguir atrair cada vez mais leads para a base e se relacionar com eles.

Marketing Interativo

Site funcional, responsivo e pensado para oferecer a melhor experiência possível ao usuário consumidor sempre foi algo essencial, mas isso se tornou ainda mais fundamental com a pandemia. Agora é preciso ir além e pensar em novas iscas para atrair tráfego para o site de sua empresa. Adicionar elementos interativos ao seu site ou mídia social é uma ótima maneira de agregar valor aos visitantes, fazer com que eles se envolvam com sua marca para que você aprenda mais sobre eles.

Marketing de Micro Influenciador

Originalmente, as marcas pensavam que era mais benéfico fazer parceria com grandes influenciadores – também chamados como macro influenciadores. No entanto, no ano passado, vimos uma nova camada deste seleto grupo de profissionais vindo à tona: os micro influenciadores.

Essa nova geração se tornou muito mais popular desde que as pessoas descobriram o efeito que eles têm nas decisões de compra. Micro influenciadores oferecem mais seguidores fiéis – o que significa que, na maioria das vezes, seus seguidores se dedicam mais a se envolver ativamente com seu conteúdo. Os pequenos influenciadores têm um nicho específico, o que torna mais fácil encontrar públicos que realmente estão interessados em seus produtos ou serviços, aumentando as chances de conversão.

Conteúdo gerado por usuários

Como o nome sugere, o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é qualquer conteúdo – vídeos, imagens, avaliações – criado por clientes ou usuários (e não pelas próprias marcas). Como uma das formas mais autênticas de marketing boca a boca digital, o UGC é uma ótima maneira para tornar as marcas mais acessíveis e relacionáveis ​​com seu público.

O principal apelo do conteúdo gerado pelo usuário é o alto nível de autenticidade e de oportunidade de relacionamento que ele fornece. Com a mídia social rapidamente se tornando um fluxo interminável de artes produzidas, postagens patrocinadas e estilos de vida inatingíveis, tem havido um apetite emergente por uma representação mais autêntica de pessoas comuns, estilos de vida e experiências – especialmente durante este ano de crise e de tantas transformações sociais.

Vendas através das redes sociais

Mudanças recentes nas plataformas sociais permitiram que muitas empresas passassem a utilizar seus perfis em redes sociais como um canal de vendas. Isso se intensificou mais depois da chegada dos catálogos de vendas no Facebook, no Instagram. Com isso, o comércio social está caminhando para se tornar uma das maiores tendências do marketing digital para 2021.

Lives

No ano passado, o vídeo ao vivo rapidamente se tornou um dos tipos de conteúdo online mais populares. Para muitas pessoas e setores, as lives foram salvadoras em 2020 devido à conveniência, capacidade de identificação e acessibilidade que fornece, e temos certeza de que essa será uma das fortes tendências do marketing digital para 2021.

Conteúdo efêmero em diferentes plataformas

Conteúdo efêmero é aquele tipo de conteúdo visual acessível apenas temporariamente (normalmente 24 horas). Pode ser uma foto, um vídeo gravado ou transmitido ao vivo, demonstrações de produtos, entre outros. Esse tipo de conteúdo é muito popular no Instagram (Stories).

Esse tipo de conteúdo, além de obter uma resposta imediata do público como uma necessidade urgente de compra, também permite que seus clientes se envolvam com sua marca, expandindo seu alcance e construindo confiança e reforço de relacionamento.

Gostou do artigo?

Espero que ele tenha sido útil para você. Podemos te ajudar com o planejamento do Marketing Digital da sua empresa para 2021, entre em contato por AQUI!

Até breve!

Maurício Simão
Maurício Simão

falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

Maurício Simão
Maurício Simão

falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

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