Marketing Digital para Indústrias: atraia o público certo com baixo investimento - Agência Tribo - Marketing Digital

Marketing Digital para Indústrias: atraia o público certo com baixo investimento

Marketing Digital para Indústrias: atraia o público certo com baixo investimento

Empresário, a Tribo tem uma pergunta: você já parou para pensar em quantas buscas diárias são feitas no Google sobre o produto fabricado pela sua indústria? Um dos processos fundamentais para que o seu cliente potencial te encontre por meio do ambiente online chama-se “Inbound Marketing”, ou quando traduzido, esse termo pode ser definido como “marketing de atração” – uma técnica diferente que visa nutrir seus possíveis compradores com informações importantes sobre o que a sua indústria produz.

A principal diferença entre o Inbound Marketing e o marketing tradicional, vulgo Outbound Marketing, é a maneira com que visamos o começo do processo de vendas, que no Inbound, a procura pela empresa parte sempre do cliente, e não o contrário. Podemos afirmar que essa técnica de Marketing é uma das mais assertivas atualmente por otimizar as ações e gerar mais possibilidades reais de negócios, já que utiliza de diversas ferramentas potentes para mensuração de resultados, bem como o comportamento do usuário na Internet.

É fato que o segmento industrial é movido sempre com muita concorrência e competitividade, logo, a necessidade de se diferenciar neste mercado é algo primordial, porém como a equipe Tribo é movida por desafios, preferem encarar essa tarefa como algo estimulante!

A agência Tribo tem o “know-how” para potencializar os resultados da sua indústria.


Confira abaixo alguns motivos para que sua empresa invista em Inboud Marketing com ações gerenciadas com experiência Tribo:

1) O Inbound custa menos:
Em relação ao marketing tradicional, conquistar clientes com o Inbound é 47% mais barato, de acordo com estudo feito pela Hubspot. A diferença se dá pelo fato de que o conteúdo de valor para a sua indústria é viabilizado online, o que elimina os demais gastos do marketing convencional, que praticamente depende exclusivamente de publicidade paga. Propagandas televisivas e anúncios em jornais e revistas, por exemplo, têm custos elevados e alcançam um grande público aleatório.

Já no Inbound, cada cliente é disputado de maneira individualizada! É necessário um bom conhecimento na utilização das ferramentas de mensuração de resultados para conseguir aplicar ações otimizadas mais assertivas e de baixo custo, visando não só o aumento das vendas, mas também como a fidelização de cada cliente. E logicamente, a Tribo sabe exatamente como fazer isso pela sua marca, com a comprovação de que o ROI (Retorno Sobre Investimento) no Inbound, é bem maior do que no marketing convencional.


2) O Inbound é mensurável:

Com certeza, sua indústria já deve ter anunciado em uma revista do setor ou em um catálogo impresso específico do seu segmento, certo? Uma das grandes queixas do empresariado é que essa ação gera um custo considerável e, muitas vezes, não é possível mensurar o retorno deste investimento. No Inbound Marketing, tudo é mensurável.

Ferramentas como o RD Station Marketing e o Google Analytics são capazes de mostrar qual a parte do seu site que foi mais acessada assim como qual a taxa de rejeição, além de faixa etária e gênero dos seus clientes entre outras informações que constroem um panorama para o planejamento das ações em marketing. Desta forma, no Inbound há a possibilidade de testar tudo e, quando alguma das atividades de marketing derem retorno, é possível saber quais ações se deve investir mais.


3) O Inbound é fidelizar o seu público:

Com a possibilidade de conhecer efetivamente o seu público-alvo, o Inbound Marketing permite a segmentação da sua audiência, atraindo compradores que realmente estejam interessados no produto oferecido pela sua indústria, além dos potenciais clientes interessados. Com isso, a fidelização se torna mais fácil e produtiva – já que nutrir seu público com recursos e informações, impacta nas vendas e diminui gastos.

A boa relação com seu cliente é um ponto essencial para o sucesso. Canais como E-mail Marketing, redes sociais e blog, por exemplo, criam relacionamento saudável com seu público, o que faz com que ele volte mais vezes e até mesmo indique outros clientes. Em casos de indústrias que possuem uma estrutura de pós-venda, boletins informativos personalizados enviados por e-mail (newsletter) fazem toda a diferença na comunicação com a sua audiência. Lembre-se: pessoas são os melhores ativos que a sua indústria pode conquistar!


4) O Inbound é atrair consumidor 24 horas por dia:

Anúncios em jornais ou outdoors são peças publicitárias vinculadas com prazo de validade, já o Inbound Marketing é sempre um investimento porque o conteúdo online sobre os produtos da sua indústria está disponível 24 horas por dia, seja nas redes sociais ou no blog do site institucional, por exemplo.

Ou seja, o mundo virtual está sempre ativo: na hora de realizar compras, pesquisar produtos e até mesmo quando se precisa tirar uma simples dúvida, a Internet é o primeiro lugar que as pessoas procuram pela praticidade e infinitas opções. Desta forma, o Inbound oferece diversas maneiras da sua indústria se relacionar com o seu cliente a qualquer momento.


5) O Inbound é aparecer em evidência no Google:

Entre os princípios do Inbound está o SEO. Sigla que significa otimização de sites para mecanismos de busca como o Google. A Tribo utiliza técnicas em SEO – com conteúdo de valor para a sua audiência – para que sua indústria fique bem posicionada nos mecanismos de pesquisa na Internet. A principal vantagem é aparecer no topo dos resultados do Google sem ter que pagar por isso – estratégia eficaz e que reduz os custos.


6) O Inbound é converter visitantes em consumidores:

O Inbound Marketing é capaz de tornar um consumidor interessado no que sua indústria produz, em um novo cliente! Na linguagem de marketing, o que define este “cliente em potencial” é o termo Lead. E no Inbound, normalmente, a captação de Leads é por meio de uma Landing Page, que vai oferecer algum material – como um e-book – em troca de informações de contato desse visitante, como nome e e-mail. Na prática, isso quer dizer que, captar Leads é essencial para o funil de vendas de sua indústria.

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Esperamos o seu contato!