Como fazer Marketing Digital para a indústria

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Apesar de ser responsável por quase 30% do PIB brasileiro, o setor da indústria ainda é tímido ao investir em Marketing Digital. No entanto, tenho notado que este cenário tem se transformado porque é cada vez mais difícil fugir das mudanças que a Internet tem gerado em relação à maneira como as marcas se comunicam com o seu público. A presença no mundo digital é necessária na hora de conquistar clientes exigentes e que buscam por valor, não há como negar essa realidade.

Ainda que a indústria não tenha um projeto de comercialização direto com o consumidor final – que é um modelo mais comum de negócio tradicional – quando a companhia se posiciona como autoridade no seu nicho, a consequência imediata é o aumento do poder de vendas dos seus associados e revendedores, que impactam em maiores vendas para a própria fabricante.

Empresário da indústria, acredite: explorar as ferramentas do Marketing Digital é uma estratégia poderosa com retorno de lucratividade. A experiência desde 2001 como co-founder da Tribo – cuja história se mistura com a própria evolução da Web – me faz ter certeza: o Inbound Marketing pode trazer resultados expressivos para este setor da economia com aumento de receitas, além de permitir maior previsibilidade nas vendas.

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O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que atraem de maneira voluntária clientes potenciais. Diferente do Outbound Marketing ou Marketing Tradicional, o Inbound se baseia no relacionamento e educação do consumidor ao invés de usar propagandas intrusivas e prospecção ativa e insistente de clientes. Explico: na prática, a lógica do Inbound Marketing é o cliente procurar pela empresa e não o contrário.

É por essa razão que as empresas mais inovadoras do mercado têm usado esta ferramenta de forma agressiva como estratégia de Marketing. Em resumo, esta técnica serve para cinco grandes ações: aumenta a visibilidade do seu negócio; diminui o custo de aquisição de seus clientes; atrai novos consumidores em potencial; gera conteúdos que fazem a diferença e otimiza o processo de vendas.

As ações do Inbound Marketing seguem cada um dos processos fundamentais na prospecção de clientes conhecido como Funil de Vendas, que se concentra em:

  • Atrair: ideia é que os visitantes sejam atraídos para os canais digitais do cliente – o site, por exemplo;
  • Converter: além de atrair, é preciso conseguir informações desses visitantes (nome, empresa, cargo, idade, etc) e transformá-los em Leads (ou potenciais clientes);
  • Relacionar: criar relacionamento é essencial – é a chave para conduzir os Leads até a compra;
  • Vender: vender e fechar novos negócios com as estratégias do Marketing Digital;
  • Analisar: é manter o cliente satisfeito com os resultados;

Como direcionar esses processos para a indústria? Acompanhe esse artigo que eu vou explicar as estratégias para esse setor.

 

Inbound Marketing para a indústria

Sendo o fabricante, a indústria deve ser o principal produtor de conteúdo online do seu próprio produto. Esse conteúdo, que deve ser extremamente relevante, além de ser utilizado por revendedores, irá munir o seu time de Marketing nas respostas dos feedbacks e, principalmente, competirá no ranqueamento orgânico dos buscadores, sendo uma referência direta e ideal para o consumidor final.

E por falar em consumidor final, na indústria, a dúvida do empresariado é se a produção de conteúdo deve ser direcionada para o consumidor final ou revendedores e distribuidores. A minha indicação é fazer os dois tipos de conteúdo aliados com a automação em Marketing. Os principais objetivos da automação são:

  • Identifica e oferece mais qualidade aos Leads;
  • Aumenta a conversão dos Leads de forma significativa;
  • Incrementa os resultados das receitas;

Para cumprir essas metas, as ferramentas contam uma série de recursos como identificação de visitantes anônimos da Internet, análise de ponta a ponta do site, listas dinâmicas e pontuação de Leads, além do rastreamento de comportamento e automação de e-mail e formas dinâmicas de disparo.

Todas essas ferramentas e, claro, a produção de um conteúdo relevante, são importantes para a construção de autoridade da sua indústria. O que acontece é que muitos donos de indústrias costumam dizer que são líderes de mercado em determinado segmento, mostrando a imagem de especialização da empresa perante o mercado. Contudo, nem sempre essa imagem é realmente desenvolvida perante todo o mercado – como os parceiros revendedores e consumidor final. O principal motivo é a ausência de posicionamento digital para fomentar a imagem.

Por isso, todo esse processo já citado é construído com um propósito final, que é o posicionamento da indústria como uma marca e autoridade no seu assunto.

Aqui na agência temos vários cases de sucesso – o que valida o quanto o Marketing pode ser aplicado e gerar resultados reais.

Você quer ver os resultados no seu negócio? Converse comigo, faça o primeiro contato por aqui e eu terei o prazer em te explicar e colocar a expertise Tribo na realidade da sua indústria.

 

Até breve!

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

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