Marketing de Relacionamento para fidelizar clientes - Agência Tribo - Marketing Digital

Marketing de Relacionamento para fidelizar clientes

Marketing de Relacionamento para fidelizar clientes

Marketing de Relacionamento para fidelizar clientes

Vou começar esse artigo com uma pergunta pessoal: você já teve alguma experiência MUITO positiva com alguma marca ao ponto de você se tornar cliente fiel e também um verdadeiro disseminador dos produtos ou serviços dessa empresa?

Ainda nessa sequência de raciocínio, já parou para pensar o por quê de algumas empresas se importarem tanto em criar essas experiências positivas com o seu público? Porque essas empresas avaliam que, muito mais do que uma ação para obter clientes, atitudes assertivas são parte de uma estratégia que envolve construção de marca, fidelização de clientes, disseminação da marca e criação de autoridade no mercado.

E esse conjunto de ferramentas tem um nome: Marketing de Relacionamento. O principal objetivo do Marketing de Relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem defensores e divulgadores da marca.

O Marketing de Relacionamento não quer criar apenas clientes, ele quer criar fãs. É preciso oferecer algo que seu cliente não pode obter em nenhum outro lugar. Essa estratégia também não atua apenas em curto prazo. Ao contrário, a meta é criar uma relação contínua e, preferencialmente, progressiva. Mais do que gerar novas receitas, o Marketing de Relacionamento aproxima o cliente da empresa – que aprende com a sua audiência para melhorar de forma contínua a solução que oferece em seus produtos ou serviços. 

Como aplicar o Marketing de Relacionamento 

O primeiro passo para aplicar o Marketing de Relacionamento na sua empresa é conhecer a sua audiência. É essencial que você crie as personas da sua marca, ou seja, as representações dos melhores clientes da sua empresa.

  • Interações em redes sociais: Interaja com a sua audiência nos perfis das suas redes sociais. Crie enquetes, faça perguntas. Responda às dúvidas na própria rede social, não peça para o cliente enviar e-mail ou ligar – se for assunto particular, responda por inbox;
  • Atendimento de qualidade: Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar dessa regra básica. De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% das pessoas afirmam que receber um bom atendimento é mais importante do que o valor ou qualidade do produto. Invista nos seus canais de contato e na capacitação do seu time; 
  • Programas de fidelidade: Estratégia que pode garantir um bom retorno. Um programa de fidelidade atrativo deve ser de fácil entendimento, utilização e oferecer prêmios que sejam de interesse do cliente;
  • Lembrança de aniversário: O Marketing de Relacionamento é muito semelhante a uma amizade ou namoro: quem é amigo lembra do seu aniversário! Mande um e-mail simpático no aniversário, cumprimentando seu cliente ou até mesmo oferecendo um desconto no dia; 

Essas são algumas das inúmeras estratégias do Marketing de Relacionamento para atingir bons resultados. 

Gostou delas? Está preparado para aplicar o Marketing de Relacionamento na sua empresa? Se você quer saber como sua marca pode desenvolver melhores relacionamentos com os seus clientes, fale comigo. Posso te ajudar!

A Tribo é especialista! Espero o seu contato AQUI,

Até breve!

Compartilhe!
Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.