Links internos aumentam a visualização do seu site - Agência Tribo - Marketing Digital

Links internos aumentam a visualização do seu site

Links internos aumentam a visualização do seu site

Links internos aumentam a visualização do seu site

Em um blog, os links internos são aqueles que direcionam o leitor para outras páginas do mesmo site: o da sua empresa. O uso desse recurso pode ser bastante útil para gerar mais tráfego, ou seja, aumentar a visualização do site e, consequentemente, acelerar negócios da sua marca.

Quando um site faz um bom uso dos links internos, é possível melhorar bastante o peso do seu domínio (endereço eletrônico) – o que é uma vantagem para o algoritmo dos motores de busca, especialmente o mais popular, entre eles, o Google.

É claro que tudo tem limite para atingir os resultados esperados. Especialistas em Marketing Digital indicam entre 2 e 5 links internos por publicação. Porém, isso pode variar de acordo com o conteúdo. Além disso, os links devem ser incluídos de uma maneira bem natural durante o texto. Outra sugestão é não usar indicações como “neste post” ou “clique aqui” e sim deixá-lo clicável no próprio texto.

O ideal é usar um texto âncora que tenha relação com o assunto da página para indicar aos robôs que, quando se trata de determinado assunto, aquela é a página principal para a resposta da pesquisa desejada.

Por que o uso dos links internos é importante?

Por falar em robôs dos buscadores, vou explicar como eles funcionam e, dessa forma, você vai saber a importância do uso de links internos no seu site.

O Google, por exemplo, possui um robô que percorre site a site “vasculhando” os seus conteúdos. Esse robô – que é conhecido como buscador – desempenha a função de chegar aos sites, ler as informações e armazená-las dentro de um servidor. Na prática, isso quer dizer que, quando o usuário faz uma pesquisa no Google, esse robô vai buscar o resultado nos dados que já estão guardados.

Desta maneira, há algumas práticas de Marketing Digital que ajudam o seu site nesse armazenamento, ou melhor, nessa indexação, que é o termo mais correto. Uma destas estratégias é o uso dos links internos.

Ou seja, os links internos melhoram a navegação do seu site, reduzem a taxa de rejeição e distribuem a autoridade do seu site. É uma das táticas mais eficientes de SEO e simples de ser aplicada no seu site e pode ser feita a qualquer momento.

Sim, é um trabalho constante – é importante que tenha periodicidade – e o essencial: você deve checar todos esses links e verificar se nenhum deles está apontando para a página errada, especialmente se no blog existir diversos autores.

Estratégias para usar os links internos, confira!

  • BOM CONTEÚDO – produção de conteúdo de qualidade deve ser feito também para os links internos, pois não é possível criar ligações relevantes entre páginas sem um bom conteúdo para direciona-las;
  • SEM EXAGERO – faça entre 2 a 5 links internos por publicação. Na verdade, não existe um limite rígido, mas é necessário que as ligações façam realmente sentido e sejam relevantes para o seu público;
  • TEXTO ÂNCORA – o uso do texto âncora (palavra com o link dentro do texto) não deve ser feito aleatoriamente, ele deve ter um sentido dentro do contexto do artigo e deve ser inserido de forma natural;
  • SERVIÇOS – importante usar os links internos para informar o leque de serviços da sua empresa;

Nós, da Agência Tribo somos especialistas em Marketing Digital e oferecemos um pacote de soluções para alavancar os negócios do seu empreendimento. Quer saber mais? Baixe a nossa apresentação!

Compartilhe!
Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário, sócio da Agência Tribo e atua no marketing digital desde 1998.