Inbound Marketing – mudando a comunicação nos negócios

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INBOUND marketing treefrog marketing lafayette indiana 03

Inbound Marketing B2B: atrair e conquistar clientes 

O Inbound Marketing ou “novo marketing” pensa no relacionamento com o potencial cliente de forma progressiva. Em vez de “empurrar” um serviço ou um produto, o objetivo principal dessa metodologia no mundo do marketing e dos negócios é criar valor para a sua marca. Por isso, muitos o chamam também de marketing de atração. Na prática, isso quer dizer que, no Inbound Marketing quem vem atrás do seu produto ou serviço é o cliente. 

O Inbound Marketing é uma forma de pensar relativamente nova, baseada na ideia de compartilhamento a criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing online. 

Este “novo marketing” (Inbound Marketing) é qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las.

O “velho marketing” (Outbound Marketing) é qualquer tática de marketing que “empurra” produtos e/ou serviços para os clientes.

Veja algumas estatísticas abaixo sobre Inbound Marketing:

 

  • Inbound Marketing custa 62% mais barato do que Outbound Marketing;

 

  • Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para seu website;

 

  • 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de inbound marketing.

 

Atrair clientes em potencial por meio de conteúdo relevante resulta em vários benefícios para o seu negócio, seja ele grande ou pequeno, B2B ou B2C. O modelo tradicional de marketing tem algumas deficiências que não existem no Inbound. Por sua vez, esse método é tão utilizado quando o assunto é construir uma marca forte e aumentar as vendas. 

Como é possível perceber, o Inbound é o marketing que as pessoas amam, compartilham e se engajam. 

 

 

Processo do Inbound Marketing

O Inbound Marketing atua em quatro etapas principais: atração, conversão, relacionamento e vendas. 

 

  1. Atrair: a regra número 1 das conversões online é conseguir tráfego qualificado para os seus canais digitais. Por isso, a primeira etapa da metodologia Inbound é fazer com que estranhos se tornem visitantes regulares por meio de conteúdo relevante;
  2. Converter: o objetivo de conseguir um grande número de visitantes é converter o máximo deles em Leads, ou seja, transformá-los em oportunidades reais de venda;
  3. Relacionamento: a relação com cliente é fundamental para encantá-lo a fim de que ele se torne um promotor da marca e atraia mais clientes para o seu negócio;
  4. Vender: depois de nutrir os Leads gerados usando mais conteúdo relevante, é preciso avaliar quem está no estágio certo e fechar a venda.

 

O processo de Inbound Marketing é perfeito para levar o conteúdo certo às pessoas certas, na hora certa. E o que isso significa? Usar o Inbound Marketing no funil de vendas para auxiliar a jornada de compra do cliente.

Uma das principais vantagens de estratégias online é a possibilidade de mensuração, o que permite uma análise baseada em dados. Um dos benefícios do Inbound Marketing é medir resultados de forma contínua.

 

Cultura Data Driven

Aliás, a cultura da Tribo mede o desempenho real das metas e objetivos estabelecidos para cada um de nossos clientes por meio de relatórios com KPIs, indicador chave de desempenho. Com monitoramento constante, cada cliente consegue avaliar o estado atual de determinadas áreas para detectar tendências e identificar setores específicos para possíveis melhorias com novas estratégias digitais.

Quer saber mais sobre como o Inbound Marketing pode ajudar a sua empresa ou indústria a converter Leads em oportunidades reais de negócio? Somos especialistas em Inbound Marketing. Fale com a gente por AQUI.

 

Espero o seu contato,

 

Até breve!

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

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