Humanização é uma das tendências de Marketing Digital para 2020 apresentadas no RD Summit - Agência Tribo - Marketing Digital

Humanização é uma das tendências de Marketing Digital para 2020 apresentadas no RD Summit

Humanização é uma das tendências de Marketing Digital para 2020 apresentadas no RD Summit

Humanização é uma das tendências de Marketing Digital para 2020 apresentadas no RD Summit

Para quem ainda não sabe, o RD Summit é o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina. O encontro reúne os palestrantes mais relevantes da área de negócios, incluindo, é claro, o digital business. 

A equipe Tribo acompanhou os dias do RD Summit que deixou ideias que vão guiar os caminhos profissionais do marketing online em 2020. Neste artigo vou mostrar algumas dessas tendências para o próximo ano. Acompanhe!

Para nós da agência, o que marcou o teor das palestras, conceitos e propostas foi o olhar voltado para a humanização – aquela que gera conexão com a audiência, entende? O fato é que a humanização esteve na pauta de vários palestrantes do RD Summit 2019. 

Para que você entenda esse apelo nos discursos, vou transcrever uma fala do palestrante Gary Vaynerchuk. Vindo de uma família simples, que imigrou da União Soviética para os Estados Unidos, o empreendedor se tornou um dos nomes mais bem-sucedidos do Marketing Digital. Sua palestra, a mais esperada do RD Summit 2019, lotou a plenária. Ele disse: “Eu passo quase todo o meu tempo tentando gerar valor para as pessoas”.

A ideia foi reforçada na palestra da especialista em marketing, Liliane Ferrari. A profissional diz que humanizar o marketing é uma questão de acompanhar a geração atual. Para ela, os jovens são mais conscientes e atentos aos detalhes. Eles querem saber, por exemplo, quem fez suas roupas. Liliane acredita que as empresas mais humanas vencerão.

Toda interação conta. Afinal, como pontuou o palestrante J.D Peterson. “Marca é muito mais do que um logo ou uma tagline, é a soma de todas as interações que uma pessoa tem com a sua empresa”. E as interações se dão entre marketeiros, clientes, prospects, Leads, CEO, vendedores, enfim, pessoas.  

Ao falar de pessoas, Peterson perguntou: “E, afinal, o que é Marketing?”. Para ele, Marketing é a prática de ajudar clientes e potenciais clientes a entender o valor do seu produto ou serviço. Assim, Marketing é muito mais do que propaganda, é o desenvolvimento de um relacionamento

Sobre esse assunto, o palestrante Rafael Rez – um dos maiores nomes do Marketing de Conteúdo no Brasil, foi categórico: “As pessoas querem resolver os problemas delas. Ajude isso a acontecer”. Em pouco mais de 45 minutos, Rafael Rez presenteou a plenária com uma quantidade enorme de conteúdo e dicas práticas.  

Os pilares do Marketing Humanizado

Marketing Humanizado consiste, basicamente, em três pilares:

  • Emoção;
  • Empatia;
  • Ética. 

Para as marcas que desejam fazer um marketing humanizado, a abordagem deve ser de menos escassez e promessas em que as ações deixam o cliente adquirir os produtos ou contratar os serviços no tempo dele, sem invadir o seu espaço, sempre lembrando que são PESSOAS que estão do outro lado.

A tendência é que as marcas tratem os clientes como pessoas e não como uma massa, customizando produtos, por exemplo, e interagindo com eles.

Interagir com o público pode ser uma ação simples, mas precisa provocar uma emoção. “As pessoas esquecem tudo, mas não esquecem quando você provoca uma emoção para elas”, comentou Liliane Ferrari.

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Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.