Hábitos de compra online em tempos de Covid-19 - Agência Tribo - Marketing Digital

Hábitos de compra online em tempos de Covid-19

Hábitos de compra online em tempos de Covid-19

A pandemia trouxe o consumidor definitivamente para o mundo online. A constatação é de um estudo “E-commerce: evolução nos hábitos do consumidor em tempos de Covid-19” feito pelo Mercado Livre.

De acordo com o levantamento, a Covid-19 acelerou definitivamente o processo de transformação digital, que era esperado pela empresa apenas nos próximos cinco anos. A velocidade e a qualidade deste movimento reforçam a previsão de que o e-commerce deve seguir em crescimento mesmo com a superação da pandemia ou pós-Covid.  

A partir da pandemia, as marcas estão compreendendo a importância de estar onde o consumidor está. Muitas empresas que, até então, não estavam no universo digital, estão se adaptando a essa nova realidade. Um bom exemplo, é a categoria de Bens de Consumo e Alimentos.

Em números, a pesquisa mostrou que houve um acréscimo de 5 milhões de novos compradores desde o início do isolamento social no Brasil até o dia 3 de maio. 

Ainda de acordo com a pesquisa, o segmento da saúde lidera a preferência dos consumidores online – mais de 300% foi a alta no interesse desta categoria. Em segundo lugar aparece a categoria de consumo de alimentos que teve alta de 164% na demanda. Casa, móveis e jardim em terceiro lugar, com 84%, seguido por entretenimento e filmes, 61% e computação, 55%. 

Ou seja, o levantamento indica que, nas primeiras semanas da pandemia, os consumidores aderiram ao e-commerce por conta das preocupações relacionadas aos itens de saúde e, com o passar do tempo, o ato de comprar pela internet foi apresentando novos contornos.

Consumo online se intensifica

Antes do início da COVID-19, a pesquisa identificou três grupos. Compradores Esporádicos (que fazem compras pontuais), Compradores Frequentes (que fazem compras de maneira regular) e os Compradores Leais (são os clientes que mais compram).

De acordo com o levantamento, todos os tipos de compradores aumentaram significativamente sua frequência de compra. E, em tempos de COVID-19, 2 em cada 3 usuários leais voltaram a comprar no site, além de novos compradores em diversas categorias.

Interessante apontar pelo novo estilo de vida com as categorias de compras: Saúde, Bens de Consumo e Alimentos, Decoração de casa, Entretenimento & Fitness e Computação.

A pandemia da Covid-19 expôs uma realidade digital que não há como fugir. Se você faz parte do grupo que ainda tinha alguma dúvida em relação a ela, chegou a hora de recalcular todo o plano de ação.

Quer bater um papo sobre como reforçar a presença digital da sua empresa?

Fale comigo!

Espero o seu contato por AQUI

Até breve

Compartilhe!
Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.