Google Meu Negócio: dicas para melhorar sua pontuação e subir no ranking das buscas - Agência Tribo - Marketing Digital

Google Meu Negócio: dicas para melhorar sua pontuação e subir no ranking das buscas

Google Meu Negócio: dicas para melhorar sua pontuação e subir no ranking das buscas

Google Meu Negócio: dicas para melhorar sua pontuação e subir no ranking das buscas

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que pode ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações da sua empresa – independente do porte. 

Se você é um empreendedor, considere essa ferramenta gratuita do Google ao pensar na presença da sua marca na Internet. 

Lançado em 2014, o Google Meu Negócio permite que sua empresa seja encontrada no principal mecanismo de buscas do Google e na ferramenta de navegação da mesma empresa, o Google Maps. 

No entanto, o Google mostra as empresas em uma ordem de relevância. Alguns fatores são levados em consideração para determinar essa ordem e um deles é a avaliação do Google Meu Negócio.

Isso quer dizer que, ser bem avaliado pelos usuários na ferramenta irá influenciar no posicionamento da empresa no ranking dos resultados de busca.

Por que a avaliação dos usuários é importante e influencia tanto no ranking?

De acordo com o próprio Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”. 

Na hora de classificar uma empresa e decidir em que posição ela ficará nos resultados de busca, o Google Meu Negócio leva em consideração três fatores: relevância, distância e proeminência. 

Relevância: Informações comerciais completas e detalhadas ajuda o Google a entender melhor sua empresa e relacionar seus cadastros às pesquisas relevantes. Inclua nos dados: redes sociais, sites, endereço físico, telefone, horário de funcionamento e outros; 

Distância: Quanto mais perto sua empresa está do usuário, maiores são as chances de que ela apareça como um dos primeiros resultados. Inclua a localização da sua empresa nas informações cadastrais;

Proeminência: Esse é o fator mais importante, pois está relacionado diretamente com a popularidade da empresa. Quanto mais bem avaliada é uma empresa pelos usuários, mais relevância e proeminência ela ganha. 

Dicas para incentivar a avaliação da sua empresa no Google Meu Negócio 

Antes de incentivar as avaliações dos clientes no Google Meu Negócio é preciso, de fato, oferecer um serviço de qualidade, afinal consumidores vão avaliar bem uma empresa que se importa de verdade com o serviço e o atendimento que oferece.

Incentive as Avaliações

Sua empresa pode incentivar as avaliações no Google Meu Negócio de várias maneiras – tanto online como offline. Um exemplo. Se o seu negócio é uma loja física, você pode pedir para os clientes fazerem a avaliação no final do atendimento ou depois da compra. 

Aproveite as redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para a sua marca se comunicar com o público, aproveite de forma assertiva.

Por serem um canal de relacionamento direto, são ótimas opções para buscar avaliações. Afinal, nada melhor que pedir avaliações onde as pessoas já conhecem o seu negócio.

Então, use o poder desses canais para conseguir mais avaliações. Você pode, por exemplo, compartilhar o link da avaliação nos grupos do Facebook, enviar para os clientes mais fiéis pelo WhatsApp, adicionar ao seu link na bio do Instagram e criar posts e stories divulgando ação, por exemplo.

Após as avaliações, a sua marca pode aproveitar e compartilhar essa informação com os seguidores para gerar autoridade. 

Jamais compre avaliações

O propósito de receber avaliações feitas pelos usuários, na ficha do GMN, é justamente para ter opiniões verdadeiras que façam a empresa entender como ela está sendo vista. Nem preciso dizer o quanto é problemático criar.

Espero que o artigo tenha sido útil.

Se precisar de mais informações, entre em contato comigo AQUI.

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Até breve,

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Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.