O Google Meu Negócio é uma ferramenta que pode ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações da sua empresa – independente do porte.
Se você é um empreendedor, considere essa ferramenta gratuita do Google ao pensar na presença da sua marca na Internet.
Lançado em 2014, o Google Meu Negócio permite que sua empresa seja encontrada no principal mecanismo de buscas do Google e na ferramenta de navegação da mesma empresa, o Google Maps.
No entanto, o Google mostra as empresas em uma ordem de relevância. Alguns fatores são levados em consideração para determinar essa ordem e um deles é a avaliação do Google Meu Negócio.
Isso quer dizer que, ser bem avaliado pelos usuários na ferramenta irá influenciar no posicionamento da empresa no ranking dos resultados de busca.
Por que a avaliação dos usuários é importante e influencia tanto no ranking?
De acordo com o próprio Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.
Na hora de classificar uma empresa e decidir em que posição ela ficará nos resultados de busca, o Google Meu Negócio leva em consideração três fatores: relevância, distância e proeminência.
Relevância: Informações comerciais completas e detalhadas ajuda o Google a entender melhor sua empresa e relacionar seus cadastros às pesquisas relevantes. Inclua nos dados: redes sociais, sites, endereço físico, telefone, horário de funcionamento e outros;
Distância: Quanto mais perto sua empresa está do usuário, maiores são as chances de que ela apareça como um dos primeiros resultados. Inclua a localização da sua empresa nas informações cadastrais;
Proeminência: Esse é o fator mais importante, pois está relacionado diretamente com a popularidade da empresa. Quanto mais bem avaliada é uma empresa pelos usuários, mais relevância e proeminência ela ganha.
Dicas para incentivar a avaliação da sua empresa no Google Meu Negócio
Antes de incentivar as avaliações dos clientes no Google Meu Negócio é preciso, de fato, oferecer um serviço de qualidade, afinal consumidores vão avaliar bem uma empresa que se importa de verdade com o serviço e o atendimento que oferece.
Incentive as Avaliações
Sua empresa pode incentivar as avaliações no Google Meu Negócio de várias maneiras – tanto online como offline. Um exemplo. Se o seu negócio é uma loja física, você pode pedir para os clientes fazerem a avaliação no final do atendimento ou depois da compra.
Aproveite as redes sociais
As redes sociais são ferramentas poderosas para a sua marca se comunicar com o público, aproveite de forma assertiva.
Por serem um canal de relacionamento direto, são ótimas opções para buscar avaliações. Afinal, nada melhor que pedir avaliações onde as pessoas já conhecem o seu negócio.
Então, use o poder desses canais para conseguir mais avaliações. Você pode, por exemplo, compartilhar o link da avaliação nos grupos do Facebook, enviar para os clientes mais fiéis pelo WhatsApp, adicionar ao seu link na bio do Instagram e criar posts e stories divulgando ação, por exemplo.
Após as avaliações, a sua marca pode aproveitar e compartilhar essa informação com os seguidores para gerar autoridade.
Jamais compre avaliações
O propósito de receber avaliações feitas pelos usuários, na ficha do GMN, é justamente para ter opiniões verdadeiras que façam a empresa entender como ela está sendo vista. Nem preciso dizer o quanto é problemático criar.
Espero que o artigo tenha sido útil.
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Até breve,