Google dá dicas de avaliação de conteúdo de site para ranquear as páginas da Internet - Agência Tribo - Marketing Digital

Google dá dicas de avaliação de conteúdo de site para ranquear as páginas da Internet

Google dá dicas de avaliação de conteúdo de site para ranquear as páginas da Internet

Google dá dicas de avaliação de conteúdo de site para ranquear as páginas da Internet

De tempos em tempos, o Google dá dicas sobre o que seus algoritmos levam em consideração para ranquear as páginas da Internet e esse é o assunto desse artigo. Antes, é preciso entender o que são os algoritmos do Google.

Algoritmos são fórmulas responsáveis por transformar as perguntas em respostas para o usuário em suas buscas. Permanentemente o Google trabalha em atualizações de seu algoritmo para aperfeiçoar a experiência do usuário. Cada atualização foca em algum aspecto específico da busca e fatores de ranqueamento.

A mais recente atualização foi divulgada no final de setembro sob o formato de perguntas. O Google revelou as 20 perguntas que devem ser feitas para avaliar o conteúdo que a sua marca tem publicado. São perguntas relevantes que ajudam a mostrar se o blog da sua empresa tem o que é preciso para atrair os seus consumidores, por exemplo.

Acompanhe o artigo e entenda. 

As 20 perguntas do Google para analisar conteúdo de site 

Perguntas sobre o conteúdo e a qualidade

1 – O conteúdo mostra informações, relatos, pesquisas ou análises originais?

2 – Ele inclui uma descrição significativa, completa ou abrangente do assunto?

3 – O material apresenta análises relevantes ou informações interessantes e originais?

4 – Quando o conteúdo é baseado em outras fontes, você evita simplesmente copiar ou reescrever e adiciona valor e originalidade ao material?

5 – O cabeçalho e/ou o título da página exibem um resumo descritivo e útil do conteúdo?

6 – Você evita o uso de termos exagerados ou chocantes no cabeçalho e/ou título da página?

7 – Esse é o tipo de página que você adicionaria aos favoritos, compartilharia com um amigo ou recomendaria a alguém?

8 – Você esperaria ver esse conteúdo em uma revista, enciclopédia ou livro impresso?

Perguntas sobre o nível de especialização

9 – O conteúdo apresenta as informações de maneira confiável, com indicação clara da fonte, evidências do uso de conhecimento especializado e dados sobre o autor ou site da publicação (como links para uma página de apresentação)?

10 – Se você fizesse uma pesquisa sobre o site que produz o conteúdo, ficaria com a impressão de que ele é confiável ou amplamente reconhecido como uma autoridade no assunto?

11 – O material é escrito por um especialista ou entusiasta que comprovadamente conhece bem o tema?

12 – O conteúdo tem erros factuais que podem ser facilmente verificados?

13 – Você confiaria neste conteúdo quanto a questões relacionadas às suas finanças ou sua vida?

Perguntas sobre apresentação e produção

14 – Há problemas de ortografia ou estilo?

15 – O conteúdo foi bem produzido ou parece ter sido feito às pressas ou com pouco cuidado?

16 – O conteúdo é produzido em massa ou de maneira terceirizada por muitos criadores? Ele está espalhado por uma grande rede de sites? Esses fatores costumam fazer com que a produção de páginas e sites específicos seja menos cuidadosa.

17 – A página tem uma quantidade excessiva de anúncios que distraem o usuário ou interferem no conteúdo principal?

18 – O material é exibido corretamente em dispositivos móveis?

Perguntas comparativas

19 – O conteúdo oferece um valor significativo quando comparado a outras páginas nos resultados da pesquisa?

20 – O conteúdo atende aos interesses dos visitantes do site, ou parece que o material só foi feito com o objetivo de melhorar a classificação da página nos mecanismos de pesquisa?

Depois de todas essas perguntas relevantes do Google, é preciso fazer uma avaliação profunda dos conteúdos da sua marca, não é mesmo? 

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Até breve! 

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Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário, sócio da Agência Tribo e atua no marketing digital desde 1998.