Entrevista com Mauricio Simão, Marketing Digital e 19 anos da Tribo - Agência Tribo - Marketing Digital

Entrevista com Mauricio Simão, Marketing Digital e 19 anos da Tribo

Entrevista com Mauricio Simão, Marketing Digital e 19 anos da Tribo

A Tribo faz 19!

Além da celebração particular da Agência Tribo – afinal, para uma empresa, completar 19 anos é motivo para comemorar – o momento atual também pede uma pausa para reflexão sobre propósitos de uma marca, presença online com consistência, pandemia da Covid-19 e futuro do Marketing Digital sob o olhar de um dos fundadores da Tribo, o publicitário Mauricio Simão.

Confira a entrevista!

O cenário atual, apesar de uma maneira nada gentil, escancarou a nossa realidade digital. Aliás, uma bandeira de vanguarda levantada pela Tribo desde 2001. Como você enxerga o futuro daqui pra frente?

Mauricio Simão – Nossa bandeira sempre foi desbravar o marketing digital, desde seu início que coincide com o início da Tribo. Parece até clichê, mas sempre disse para os clientes e prospects: tenha uma presença digital, demarque seu território, olhe os dados e tenha conteúdos que façam a diferença na vida de seu público. Hoje, mais do que nunca, essa presença se faz obrigatória para as empresas e começar agora, no meio dessa pandemia, pode ser tarde. 

O futuro é só transformação. Quem diria que o Google e a Apple mudariam o comportamento das pessoas? E tantas outras ideias que apareceram nos últimos 5 anos como Uber, Ifood. Só vejo que, a cada vez que a velocidade da internet cresce, o alcance chega cada vez em mais pessoas que se conectam diariamente. O futuro é realmente sensacional. A única certeza é: marketing será sempre marketing. Mudam-se as ferramentas, surgem novas ideias, mas a base será sempre a do marketing raiz. Pode surgir o que for, se não fizer direito, não ouvir as pessoas, não vingará.

Apesar dessa urgência para o digital, o que temos visto é que muitas empresas ainda não têm estruturado os seus ambientes de vendas online ou conteúdos digitais consistentes. Neste momento, qual a primeira atitude que uma empresa, indústria ou empreendedor precisa fazer para começar as ações de Marketing Digital?

MS – As empresas precisam estudar, se ambientar com os recursos que o Marketing Digital tem para oferecer para seu nicho de mercado. Não é só saber como fazer e sim como saber analisar os números para tomadas de decisão.

Vejo que muitas pessoas que se dizem especialistas, requentam estratégias e colocam nomes como “growth” em ações básicas do marketing. Antes de saber de digital, as empresas precisam estruturar o Marketing, que nele está contido o digital, as estratégias de vendas e todo o “organismo” comercial da empresa.

A primeira atitude é saber (como empresa) quem sou, onde estou e onde quero chegar com minha empresa, quem eu quero tocar o coração e tornar um desconhecido em novo cliente, fã ou advogado da marca. Se o propósito não for esse, a empresa só vai trabalhar pelo dinheiro. Uma empresa só tem 3 destinos: 1) ser vendida; 2) ser herdada; 3) quebrar. Se focar só no dinheiro, a opção 3 será certa.

Existem também empresas que estão presentes na Internet de várias formas. Algumas não sentem necessidade de ter perfis em redes sociais ou ter sites ativos e, ao mesmo tempo, se preocupam com a presença de suas marcas em diversos locais. Qual a importância da presença online de uma maneira mais estruturada para o branding de uma empresa? 

MS – A presença online torna a empresa “encontrável”. Como em um comércio, se o ponto não é bem localizado onde as pessoas passam e param para comprar, certamente, o estabelecimento comercial vai ficar escondido, só quem conhece vai. No digital é a mesma coisa, você precisa do seu negócio aberto (que é o site) e precisa tornar seu “ponto” visível, para isso as redes sociais, o Google e demais canais são importantes: PARA SER ENCONTRADO. Se a sua marca estrutura e interliga esses canais, utiliza a força de cada um a seu favor, pode ter certeza que seu ponto será a esquina da “Ipiranga e Av. São João” como diz a música de Caetano.

Tem o outro lado também. Não dá apenas para uma empresa aparecer na Internet de maneira planejada se não houver o monitoramento do seus passos no digital, certo? E por que esse processo é tão fundamental para o sucesso de uma marca?

MS – Conhecer seu público a fundo, torna seu marketing cada vez mais assertivo. Para conhecer é preciso seguir os passos dele, saber de onde vem, para onde vai, quanto tempo fica, o que mais gosta, o que menos gosta, comparar com outras empresas do mesmo segmento e etc… Só assim, novas atitudes serão tomadas e o “match” será mais certeiro.

Olhar os relatórios de Google Analytics, Search Console, Google Meu Negócio, Facebook, Instagram, Linkedin, RD Station e cruzar todas as informações vai te mostrar exatamente quem é o seu público e como ele se comporta para assim criar novos conteúdos para atrair cada vez mais pessoas que vão comprar da sua empresa.

Como a Tribo pode auxiliar na escolha do serviço digital e neste planejamento em marketing digital que seja mais assertivo para cada empresa? 

MS – Aqui na Tribo nunca paramos de estudar, crescer e desbravar todas essas ferramentas. O conjunto de serviços é sempre personalizado para cada cliente, analisamos o que mais se encaixa para obter os objetivos e montamos um planejamento de Marketing Digital com um cronograma que a Tribo, em parceria com o cliente, trabalham de braços dados para o sucesso. Montamos pacotes de serviços que simplificam e desmistificam o quebra-cabeças digital e que encaixe no bolso da empresa, principalmente nesse período incerto de nosso país tanto por conta da pandemia quanto pela nossa economia.

O momento é bastante incerto, mas fazer aniversário é sempre uma alegria. Conte um pouco a história da Tribo.

MS – A Tribo surgiu da necessidade de dois amigos em fazer um trabalho honesto, com muita garra e determinação. Eu e o Fernando Caveira, sócios desde então, nunca poupamos esforços em estar na vanguarda, em ir atrás de soluções que servissem para nossos clientes e que pudéssemos oferecer para os novos. Nesses 19 anos, mais de 1.000 sites foram desenvolvidos, mais de 300 planejamentos de marketing digital completos foram executados, nos tornando cada vez mais fortes e seguros de que estávamos entregando muito valor para empresas que acreditam em nosso potencial. Muitos desses clientes estão conosco desde o começo e não é à toa.

O Marketing Digital para muitos ainda é super complexo e em nossa cultura, traduzir todos os seus códigos, criar soluções simples e objetivas, fizeram da Tribo chegar até aqui. E vamos continuar fazendo isso, continuar estudando e seguir com nosso lema que vem desde 2001: Criar a solução exata, onde as ideias não tem limites…

E para os clientes, atuais e futuros, da Tribo, qual sua mensagem?

MS – Uma empresa completar 19 anos não é fácil, principalmente em nosso segmento, nos dias de hoje, só quem realmente desbravou e aplicou o conhecimento adquirido pode se dizer especialista em marketing digital. Sempre fomos digitais, sempre corremos atrás, ou na frente, para mostrar e conseguir provar para nossos clientes a nossa excelência. Vamos em frente, superar obstáculos e fornecer a melhor solução para que cada empresa que atendemos atinjam seus objetivos.

Gostou da entrevista?

* A entrevista foi feita pela jornalista da Agência Tribo, Gláucia Santinello

 

 

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Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.