Dicas de Call-to-Action para inspirar suas estratégias de vendas

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24 04 Blog da Tribo capa

Para sobreviver ao período de quarentena provocada pelo coronavírus e impulsionar as vendas, muitos negócios estão caprichando nas promoções, nos descontos e nas ofertas atrativas em seus ambientes digitais.

Quando se trata de Marketing Digital, os Call-to-Action (Chamadas para Ação ou CTAs) são formas de aproveitar (e reforçar) oportunidades que estão sendo oferecidas.

Se a sua empresa já tem um público cativo no seu site, nas redes sociais ou mesmo nas campanhas de email, instruí-los sobre o que fazer a seguir é fundamental para garantir, além de audiência e ranqueamento, a real conversão dos Leads (ou consumidores em potencial).

De uma maneira bem resumida, Call-To-Action é exatamente o que o termo sugere – uma chamada para ação muito comum em sites, emails e anúncios, indicando ao usuário o que deve ser feito.

Geralmente, essa chamada para ação é um link ou um botão, com uma cor em destaque, e explora termos no imperativo como ACESSE ou CLIQUE. Confira algumas dicas de Call-to-Action de sucesso para as suas estratégias!

Dicas de Call-to-Action de sucesso

  • Senso de urgência: Clicar para conferir é um gatilho mental com senso de urgência. Faça isso acontecer com simplicidade e objetividade
  • Testes: Antes de comprometer o seu consumidor em potencial com um contrato – ainda mais nesse momento de incertezas em razão da pandemia da Covid-19 – utilize maneiras leves para que possíveis cancelamentos possam acontecer. Uma estratégia atrativa “Cancele a qualquer momento” que se transforma na isca de um mês de serviço grátis, por exemplo.
  • Conteúdo de Qualidade: Ofereça material com conteúdo de qualidade para download como eBooks, infográficos, planilhas. 
  • Envolvimento: Incentive a pessoa a procurar uma seleção de seus produtos ou conteúdos com um CTA “Navegue Agora”.
  • Enquetes: A participação das enquetes são ótimas porque além de fazer com que o usuário clique, oferecem dados úteis sobre o tipo de produto que a pessoa provavelmente irá comprar – e essas pistas são essenciais para a estratégia de jornada de compra.
  • Visite o site ou Participe do Canal no Telegram: Essa chamada para ação é bastante utilizada e deve ser bem trabalhada. Aqui, o conteúdo importa muito!
  • Direto ao ponto: Sua empresa pode optar também por ações “direto ao ponto”. Com poucas mensagens, o produto ou o serviço é apresentado de maneira simples e, ao mesmo, tempo leva para uma ação que garanta a imediata adesão dos consumidores interessados. 

Essas dicas devem ser bem aproveitadas e, claro, é preciso outro tipo de atenção: não adianta planejar ofertas atrativas se sua empresa “se perder” no retorno adequado ao cliente. 

Se sua empresa atrai, mas não presta um bom atendimento – ágil, atencioso e profissional – pode estar mais afastando cliente do que fortalecendo sua marca e alavancando, de fato, as vendas com lucros reais. 

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Espero que as informações tenham sido úteis! 

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

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