Comunicação Digital como prioridade neste checklist de gestão de crise - Agência Tribo - Marketing Digital

Comunicação Digital como prioridade neste checklist de gestão de crise

Comunicação Digital como prioridade neste checklist de gestão de crise

Muito embora equilibrar as contas permaneça como atitude essencial no mundo corporativo nesse momento de pandemia da Covid-19, é necessário não perder de vista as ações que possam consolidar a marca e evitar o ostracismo comercial. Claro, é compreensível todas as nuances que têm se desenhado com as incertezas do coronavírus, mas há de se considerar a COMUNICAÇÃO como prioridade neste checklist de gestão de crise.

Por meio da comunicação, pode-se atuar na prioridade número um: não desaparecer de cena. Marcas que se tornarem esquecidas durante a crise terão menos chances de retomarem seus lugares junto à preferência do consumidor quando tudo voltar ao normal. Aliás, já citei em um artigo anterior que não se posicionar nesse momento pode abrir portas para outras marcas construírem relevância e conquistarem o seu público.

Estudo recente da Kantar aponta que as marcas que investem mais durante as crises crescem até 5 vezes mais do que as outras.

 Ou seja, diante dos graves acontecimentos, mais que nunca se torna relevante a importância estratégica de uma comunicação que ajude a tornar sua empresa presente e que reforce de modo correto os valores, o propósito, a missão e o posicionamento junto a seus públicos de interesse.

Seja empático e construa relacionamentos

Os conceitos de topo, meio e fundo de funil de vendas continuam valendo mesmo em época de coronavírus. Eles podem te ajudar a entender como manter conversas e gerar novos Leads, mesmo que esteja impossibilitado de fazer vendas. Vale lembrar que as vendas voltarão logo, quando tudo estiver “normalizado”.

Continue com a comunicação online e Google Ads. Pense em conteúdos de topo de funil que gerem bons diálogos, mantendo contato com seus seguidores e também gerando novos. É sempre importante lembrar que quase todos os negócios estão passando por uma fase difícil. Então, seja empático, construa relacionamentos e sua empresa será lembrada quando isso passar.

As redes sociais, por exemplo, podem ser a porta de entrada para uma comunicação mais personalizada por e-mail, por exemplo. Faça uma oferta de valor em um canal e continue a conversa em outro. Assim, você pode ajustar o tom de acordo com a segmentação ou mesmo numa troca de e-mails direta.

O fundo do funil pode trazer pistas interessantes de como proceder também. Identifique quem já comprou um produto ou serviço da sua marca e verifique se há a possibilidade de oferecer um upsell (que oferece ao consumidor um produto melhor) ou mesmo um novo item que pode ajudar o cliente nesse momento.

Não há como ignorar o momento, mas não é hora de parar a comunicação no atual cenário de pandemia. É hora de mudar, se reposicionar, continuar e NÃO DESAPARECER.

A Kantar apresentou um outro estudo, realizado entre os dias 13 e 16 de março, que mostra que a população espera que as empresas sejam úteis na nova vida cotidiana e que elas informem quais estão sendo seus esforços para enfrentar a situação. Os brasileiros esperam que as marcas sirvam de exemplo e guiem a mudança, sejam práticas e realistas e ajudem consumidores no dia a dia.

Pense nisso!

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Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.