Como criar e utilizar o Google Meu Negócio - Agência Tribo - Marketing Digital

Como criar e utilizar o Google Meu Negócio

Como criar e utilizar o Google Meu Negócio

Como criar e utilizar o Google Meu Negócio

Se você é um empreendedor, o Google Meu Negócio pode ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações da sua empresa – independente do porte. Ao pensar na presença da sua marca na Internet, considere essa ferramenta gratuita do Google.

Lançado em 2014, o Google Meu Negócio permite que sua empresa seja encontrada no principal mecanismo de buscas do Google e na ferramenta de navegação da mesma empresa, o Google Maps. Ao cadastrar sua empresa na plataforma, é necessário preencher uma “ficha” com as informações relevantes que irão aparecer em destaque ao lado direito da página de busca.

Desta forma, ao procurar pela marca, os usuários terão acesso às informações relevantes do seu negócio como: localização, horário de funcionamento, telefone, imagens do local, site, perfis nas redes sociais, entre outras referências importantes. 

Além disso, quem encontra a página da sua empresa pode fazer comentários, avaliações (e verificar as notas de avaliação), checar outras mensagens de outros consumidores e, ainda, utilizar aplicativos de navegação para serem automaticamente direcionados para o estabelecimento. Ou seja, é importante fazer esse “cadastro” no Google Meu Negócio.

De acordo com o próprio Google, empresas que mantêm atividade frequente no Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores. E, ao gerenciar as informações na plataforma, as marcas estreitam o relacionamento com os usuários e, como resultado, 24% ligam para a sua empresa e 20% fazem uma solicitação de rota a partir do Google Maps, de acordo com um levantamento da BrightLocal. 

Vantagens em utilizar o Google Meu Negócio 

Além dos benefícios já mencionados nesse artigo, o Google Meu Negócio também pode ajudar a:

  • EVIDENCIAR SUA MARCA NO GOOGLE: Informações relevantes do seu negócio como telefone, site, endereço, ficam em destaque nas buscas do Google como uma espécie de vitrine online; 
  • RELACIONAR-SE COM OS CLIENTES: O Google Meu Negócio oferece a possibilidade de resposta aos comentários dos seus clientes ou potenciais consumidores, além da oportunidade de postar fotos que mostrem o que a sua marca oferece; 
  • ACESSAR AS ESTATÍSTICAS: Sua marca vai receber, todo o mês, um relatório por e-mail com dados importantes como, por exemplo, quantas pessoas viram sua empresa no Google ou quantas solicitaram informações sobre como chegar. Com isso, é possível compreender melhor o alcance do seu negócio para trabalhar à favor das ações estratégicas de marketing; 

Aprenda a otimizar as informações no Google Meu Negócio 

  • Seja Administrador: 

A primeira ação para otimizar o seu perfil no Google Meu Negócio é dizer à ferramenta que você é o administrador do local. É preciso criar uma conta no Gmail. 

  • Ficha Completa:

Para que o algoritmo entenda que a sua página é relevante, você deve inserir o máximo de informações possíveis na ficha como descrição, localização, e-mail, telefone, website, horário de funcionamento e categoria são os principais e não podem ficar de fora.

  • Atualização dos dados:

Outra prática importante é manter os dados da sua ficha sempre atualizados. Por mais que essas ações pareçam irrelevantes, o algoritmo é capaz de detectar informações obsoletas. Usuários insatisfeitos podem avaliar a empresa de forma negativa, o que certamente terá influência sobre o algoritmo. Por isso, SEMPRE que houver alguma mudança, garanta que as informações sejam atualizadas.

  • Interaja com os usuários:

Lembre-se de responder todas as interações do Google Meu Negócio. Trabalhar esse engajamento é importante porque o algoritmo pode compreender que a marca está presente e se importa com os usuários.

  • Adicione fotos, ofertas e novidades:

Os usuários de Internet têm uma forte tendência ao visual. Por conta disso, é sempre válido inserir imagens que facilitem a identificação do local. 

  • Estimule as avaliações:

As avaliações feitas pelos usuários são muito importantes para que a sua ficha apareça bem posicionada nos resultados de busca.  Então, vale a pena criar ações que incentivem essa prática.

Gostou de saber tudo sobre o Google Meu Negócio? 

Se você ficou com alguma dúvida, faça contato com a Tribo aqui para a gente conversar um pouco mais sobre essa ferramenta valiosa.

Até breve,

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Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.