Checklist de marketing digital para sua empresa ou indústria

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markerting digital tribo

À frente de uma agência digital desde 2001 costumo dizer que as oportunidades que o Marketing Digital oferece para as empresas B2B ou indústrias são gigantes. No entanto, o risco de se perder em meio a tantas possibilidades e ferramentas também é grande. Por isso, é importante entender que estratégias fazem a diferença na hora de se comunicar.

O que quero dizer é que, se a sua indústria ou empresa, já tem uma estratégia pronta ou uma agência digital responsável pela comunicação online, é sempre bom rever se ela tem sido eficaz. Aqui, na Tribo, nossa cultura é Data Driven, em que as estratégias e ações são baseadas em dados. Com monitoramento constante, cada cliente consegue avaliar o estado atual de determinadas áreas para detectar tendências e identificar setores específicos para possíveis mudanças com novas estratégias digitais para obter os melhores resultados.

Afinal, se questionar e rever o planejamento estratégico é essencial para conseguir ter um controle maior sobre os resultados. Por isso, para compartilhar um pouco da minha experiência, preparei um checklist de marketing digital para você compreender se as ações de marketing online da sua empresa B2B ou indústria estão sendo realizadas de acordo com as mudanças e demandas do seu segmento de mercado ou de público. Acompanhe o artigo e confira!

 

Checklist de Marketing Digital

  1. Site

O primeiro passo para buscar a visibilidade online é a criação de um site. O endereço eletrônico vai direcionar as buscas do seu público-alvo até a sua empresa B2B ou indústria. Portanto, antes mesmo de idealizar qualquer estratégia, comece planejando a construção do seu site, entendendo a importância de um site na versão para celular

  1. Blog 

Para atrair e captar novos clientes, uma página fundamental inserida no site da sua empresa ou indústria é o blog. É nesse espaço virtual que oferece ferramentas para explorar os diferenciais da sua marca, as necessidades e carências do seu setor de atuação e, também, oportunidades. O blog serve para que sua marca mostre que é referência no seu ramo. Quanto mais publicações relevantes ao seu público-alvo concentradas no blog, mais chances de pessoas interessadas encontrem o seu negócio. 

  1. Redes Sociais

As redes sociais não servem apenas para a socialização das pessoas, mas para a profissionalização do seu negócio. Mas, atenção! Faça um planejamento mais assertivo e procure saber onde o seu público-alvo mais se concentra: é no LinkedIn, no Instagram ou Facebook?

  1. Produção de Conteúdo

Quando falo sobre produção de conteúdo, é preciso realizar um calendário editorial para garantir uma periodicidade com a qual sua empresa B2B ou indústria vai manter as suas publicações – site, blog e redes sociais – atualizadas com o objetivo de manter uma base de leitores informada e trafegando pelo seu site ou blog. Importante: conteúdo de qualidade, que desperte a atenção do seu público-alvo, precisa ter planejamento estratégico de marketing digital.

  1. Landing Pages

As Landing Pages são importantes maneiras de capturar o seu cliente ideal. Aliás, não é à toa que elas são conhecidas como páginas de captura. Elas ajudam a atrair mais pessoas até o seu negócio e, para isso, podem ser oferecidos diversos materiais como: PDFs informativos, infográficos, ebooks ou vídeos gratuitos, entre outros materiais gratuitos. Importante analisar as mídias mais consumidas pelo seu público-alvo e saber em que momento eles se encontram na jornada do cliente para gerar o conteúdo mais assertivo possível.

  1. Anúncios

Além das buscas orgânicas, os anúncios pagos do Google podem facilitar o trabalho de atrair clientes até as suas páginas. A vantagem é que os investimentos são, relativamente, baixos se comparados a outras mídias tradicionais.

  1. Otimização em SEO

O SEO continua em alta e é uma das principais garantias de que as suas páginas estão alinhadas, de fato, com aquilo que o seu consumidor ideal está à procura. Importante trabalhar profundamente na otimização dos conteúdos do blog e do seu site. Desta forma, há chances ainda maiores de sua empresa ou indústria estar nos primeiros resultados orgânicos dos buscadores.

  1. Automação em Marketing

A automação em marketing digital é importante porque, ainda que o cliente não esteja no fundo do funil de vendas, pronto para efetuar a compra, você mantém o interesse dele alto, para que essa conversão possa acontecer futuramente.

  1. Marketing e vendas

Lead, no jargão do marketing digital, é um contato qualificado para se tornar um cliente. E isso acontece com uma integração precisa entre as áreas de marketing e vendas.

  1. Newsletter

A newsletter, além de personalizar ofertas, também pode manter o interesse do cliente nos seus produtos ou serviços, mesmo após ter feito alguma compra na sua empresa há algum tempo.

 

Acompanhe os resultados das ações de marketing

Acompanhar os dados e resultados das ações é essencial para entender melhor o comportamento do público. Além disso, esse acompanhamento garante uma maior eficácia da sua comunicação.

É aqui que os erros são analisados e redesenhados. Dessa forma é possível aprender e entender como a comunicação funciona para a sua empresa ou indústria.

Assumir possíveis erros e entender que tomou a decisão “errada” é uma oportunidade de explorar novas possibilidades. E, esse grande número de caminhos a seguir é uma das grandes vantagens do marketing digital.

É normal existirem “falhas” em processos, mas também é essencial entender quando isso deve ser arrumado. É por isso que as agências de marketing digital, como a Agência Tribo, auxiliam as empresas a entenderem esse processo.

 

Quer saber mais? Entre em contato comigo por AQUI.

Até breve!

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

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