As principais tendências do Marketing Digital no Brasil em 2019 - Agência Tribo - Marketing Digital

As principais tendências do Marketing Digital no Brasil em 2019

As principais tendências do Marketing Digital no Brasil em 2019

As principais tendências do Marketing Digital no Brasil em 2019

A velocidade e a quantidade de textos, vídeos, landing pages e infográficos produzidos pela Internet geram uma overdose de informação no usuário, não é verdade? Ao mesmo tempo, é impossível uma empresa ser competitiva no seu mercado sem estar presente no mundo digital e produzindo todos esses conteúdos direcionados exatamente para esses consumidores que navegam pelo universo online, correto?

A pergunta é: como dosar tudo isso e conquistar o seu público-alvo?

A grande sacada é o equilíbrio, além de estar atento às mudanças e novidades desse meio digital. O próprio público já percebe que precisa selecionar cada vez mais o conteúdo que consome. Nesse sentido, disseminar textos ou vídeos aleatórios, por exemplo, é uma prática que perdeu completamente o valor – é essencial produzir informação qualificada, além de saber compartilhar esse conteúdo da melhor forma.

Para fortalecer a imagem institucional de sua marca, consolidar o posicionamento da sua empresa no mercado para atrair potenciais consumidores, obter resultados lucrativos em 2019 e estar um passo à frente da concorrência, a Tribo listou as principais tendências em estratégias de Marketing Digital.

Quais são as principais tendências de Marketing Digital para 2019?

Não há como fugir da realidade de que o Marketing Digital já tem o seu espaço conquistado. Isso é claramente notado nos impactos que as suas ferramentas provocam na maneira que as marcas se relacionam com o seu público-alvo atualmente. Por isso é fundamental estar antenado com as novidades, com as mudanças de comportamento e com as novas tecnologias que o Marketing Digital alcança.

Com base nas próprias experiências da Tribo, em informações com os principais nomes do mercado digital e a participação da equipe em eventos, palestras e seminários, a agência listou as principais tendências do Marketing Digital em 2019. Fique por dentro!

1. Conteúdo será ainda mais importante

Quer vender mais? Conte boas histórias, usando a psicologia. Importante não se esquecer que toda ação de marketing é feita por pessoas e para pessoas. Toda vez que alguém consome conteúdo, essa persona precisa sentir que faz parte dele, de alguma forma. Boas histórias geram bons resultados e, dessa forma, o conteúdo será ainda mais importante nas estratégias de marketing online para o próximo ano.

É fato: pessoas em sintonia com o conteúdo mantém afinidade com a sua marca. A disponibilidade de informação útil e gratuita e que pode acarretar benefícios à vida desse usuário pode transformar a sua empresa em autoridade no segmento. Como diz Lee Odden, o conteúdo não é o rei, é o reino! Conteúdo qualificado é uma poderosa ferramenta de comunicação capaz de estreitar o relacionamento com a sua audiência. Lembre-se: pessoas são os melhores ativos que você pode conquistar para o seu empreendimento!

2. Inteligência Artificial e Chatbots: realidades muito próximas

2019 promete ser o ano da robótica. Para o Marketing Digital, a expectativa é que a Inteligência Artificial sirva aos interesses das pessoas com ferramentas que elevem ao máximo a “experiência do usuário” como uma maneira de antecipar as escolhas que os públicos fazem. Com ajuda dessa tecnologia, os trabalhos no meio digital correm para alcançar o compromisso de atingirem os alvos de uma forma mais assertiva.

Nesta correnteza, em 2019, também é provável que os Chatbots – ferramentas de respostas automáticas – se tornem mais populares e acessíveis. É importante que as marcas comecem a pesquisar de que forma poderiam integrar estes aplicativos aos seus mecanismos de atendimento ao cliente e marketing, já que, a previsão é que, nos próximos 5 anos, aproximadamente, 80% das comunicações comerciais com os clientes sejam realizadas por meio de Chatbots.

3. SEO (e SEO local) cada vez mais essencial nas estratégias

A tendência para o próximo ano é a valorização do trabalho de SEO – responsável pela exposição orgânica de uma marca nas páginas de respostas de grandes buscadores. As técnicas de SEO local também têm cada vez mais se expandindo de forma que as buscas locais se tornem ainda mais estratégicas. Amparados por tecnologias como a do Google Maps, os estabelecimentos físicos locais como lojas, restaurantes, consultórios, etc podem se beneficiar dessa busca orgânica por meio da otimização de uma série de ferramentas à disposição.

O SEO local está entre as novas tendências para otimizar bons resultados de busca. Vale informar ainda que a pesquisa por mobile é uma vocação mundial e o Google tem mostrado, desde 2015, que 86% dos usuários de smartphone fazem pesquisa de compras usando o aparelho. O Google também reforça a importância nas buscas orgânicas com punição aos sites que não se adaptarem ao design responsivo.

4. Mídia paga: publicidade programática vai continuar a crescer

Quem trabalha com Marketing Digital, enxergou bem claramente o crescimento da publicidade programática neste ano de 2018. A previsão é que, a partir de agora, o progresso permaneça nos investimentos dos anúncios automatizados de venda de produtos e serviços. No entanto, a empresa que deseje realmente alcançar os consumidores de seu nicho de mercado terá que criar anúncios mais bem elaborados que se misturem de uma forma discreta com o conteúdo de suas publicações.

O Google Ads, por exemplo, vem disponibilizando gradativamente novas ferramentas para a criação de anúncios, principalmente voltadas para os pequenos e médios anunciantes com formas mais fáceis de gerencia-los. O Facebook Marketing continuará a dominar o marketing nas redes sociais com o Facebook Ads sendo sua principal ferramenta. Os anúncios ficarão ainda mais sofisticados, permitindo segmentações que exigirão muita técnica por parte dos profissionais.

5. Aumento significativo de buscas por voz

O aumento no volume de pesquisas por voz em aplicativos como Siri, Alexa e Google Assistente, por exemplo, é uma das principais vocações do Marketing Digital em 2019. Por isso, a dica é: coloque essa tendência em seu radar. Saiba: segundo o site Thee Design, atualmente, um terço das 3,5 bilhões de buscas feitas no Google diariamente são pesquisas por voz.

Para os especialistas que trabalham com SEO, a meta é pensar como funciona a busca falada e não mais – e apenas – a digitada no teclado para não perder o novo tráfego da Internet que tem se configurado com essa tendência cada vez mais presente. Nesse sentido, algumas expressões tendem a surgir ou serem priorizadas.

Os próprios fabricantes de celulares têm aperfeiçoado meios para permitir o uso desses aparelhos sem necessariamente o emprego das mãos. Para o ano que vem, o que podemos esperar é que a tecnologia, cada vez mais, se desenvolva para que as consultas sejam através da voz em lugar da forma habitual que conhecemos hoje, a dos textos.

6. Produção de conteúdo em vídeos

Sim, há anos se previu que, até 2019, cerca de 80% do tráfego da Internet seria em formato de vídeo. O fato é que, a cada ano, essa previsão está realmente se cumprindo. Um vídeo bem feito e original é capaz de envolver o usuário de uma maneira surpreendente. De acordo com a HubSpot, a taxa de cliques de um vídeo enviado por e-mail, por exemplo, aumenta em até 300% em relação a um link para um texto.

Ou seja, a busca por materiais que utilizam recursos audiovisuais reflete que somente a escrita já não é suficiente para atrair todos dos segmentos de audiência na Web. O fato é: produtores de informação deverão entender como adaptar os mais diversos tipos de conteúdo para o audiovisual, investindo em vídeos criativos.

Uma tendência em vídeos para Internet que tem se ampliado são os na orientação vertical, principalmente com o aumento da produção em vídeo via Facebook e Instagram. Especialistas que trabalham com essas duas redes sociais já entenderam que, muitas vezes, esse formato de conteúdo é priorizado pelo algoritmo, reforçando que o usuário fique mais tempo nessa rede.

Também houve um movimento expressivo para que a produção em vídeo ficasse em evidência com a criação do Instagram Stories e da IGTV (mais recentemente neste ano de 2018). A IGTV é uma plataforma do aplicativo voltada exclusivamente para vídeos e, desde a sua criação, ela já tem impactado a forma como assistimos a esse tipo de conteúdo na Internet. Como já citado, os vídeos são filmados apenas na vertical e tem duração de até uma hora – a ferramenta parece ter vindo para bater de frente com o Youtube a até mesmo com a televisão tradicional.

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Ah, feliz 2019 e sucesso nos negócios!

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Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário, sócio da Agência Tribo e atua no marketing digital desde 1998.