As 6 principais tendências de SEO para 2020 - Agência Tribo - Marketing Digital

As 6 principais tendências de SEO para 2020

As 6 principais tendências de SEO para 2020

As 6 principais tendências de SEO para 2020

Aparecer no topo do Google é uma das maiores vantagens para um negócio, certo? Para ser o primeiro lugar, o SEO é um dos pilares essenciais. Essa ferramenta possui fundamentos extremamente importantes para o sucesso de um site ou blog na Internet.

Sem o SEO, é como se os esforços sejam lançados em um “vazio” pois seus serviços, produtos ou projetos não irão aparecer de forma orgânica no Google

Por isso, é preciso dominar os principais fundamentos do SEO para que seus sites e blogs consigam marcar presença em 2020. Aliás, este ano, o SEO será cada vez mais concorrido e para conseguir acompanhar as tendências é necessário conhecimento, além de auxílio profissional.

A Tribo tem um e-book gratuito sobre o assunto: “10 Dicas Infalíveis para posicionar sua empresa no Google” que você pode acessar AQUI. E, neste artigo, quero te mostrar as principais tendências de SEO para 2020, confira!

Tendências de SEO para 2020

 

  • Conteúdo de Qualidade

Ou conteúdo passa a ter (ainda) MAIS IMPORTÂNCIA. Especialistas da área de Marketing Digital destacam que o conteúdo de qualidade, aquele que seja realmente esclarecedor, vai ser ainda mais importante para as estratégias de SEO em 2020. 

Algoritmos do Google usam a inteligência artificial para identificar os melhores resultados e apresentá-los para os usuários. Uma forma de produzir conteúdo pensando nessas alterações e em solucionar dúvidas e questionamentos das suas personas é focar menos nas palavras-chave e prestar mais atenção na INTENÇÃO de busca do usuário e no contexto do que está sendo abordado.

Ou seja, o conteúdo deve ser bem pesquisado e seguir uma estrutura lógica que o torne claro e fácil de ler. 

Artigos casuais, informativos e de qualidade são o único tipo de conteúdo que vai aumentar a popularidade de um site em 2020. Consumidores online são inteligentes para detectar e ignorar anúncios que são muito vendedores.

De acordo com o relatório “Missing the Mark” do Economist Group, “71% dos leitores dizem que foram desligados pelo conteúdo que parece ser um argumento de vendas”. Entregue conteúdo educacional e informativo para a sua audiência!

 

  • Pesquisa por voz

De acordo com a pesquisa divulgada pela Forbes, 27% da população GLOBAL online faz pesquisas utilizando a voz em pesquisas online por meio de ferramentas como Google Assistant, Siri e Alexa. Ainda segundo a Forbes, 34% dos usuários de Internet dizem ter interesse em adquirir um assistente inteligente controlado por voz.

Dessa forma, o conteúdo de qualidade deve ser pensado também em pesquisas conversacionais na estratégia de SEO. Essa transformação é iminente, considerando que o esperado é que mais de 50% de todas as buscas na Internet sejam iniciadas por voz neste ano de 2020. 

 

  • Relevância 

Ao longo do tempo, cada vez mais as perguntas dos usuários estão sendo respondidas na própria SERP – que é onde os resultados das pesquisas do Google são mostrados.

Dessa forma, é importante que seja o blog ou o site da SUA empresa respondendo a dúvida questionada nas buscas. Com isso, a sua empresa apresenta a sua marca para o mercado e cria uma familiaridade. Isso pode ser interpretado como uma nova forma de se gerar autoridade e relevância.

 

  • Segurança e Protocolo HTTPS

A segurança de navegação do usuário é outra tendência. Se um usuário não se sente seguro visitando uma página da web, então é muito provável que ele saia rapidamente da página ou não visite o site em tudo, o que afeta a posição desse endereço eletrônico na listagem de pesquisa orgânica.

E se o site da sua empresa está tentando coletar informações pessoais de seus usuários por meio de formulário web, por exemplo, então é preciso responsabilidade de proteger a privacidade desse visitante.  

É extremamente importante assegurar aos seus utilizadores que os seus dados estarão protegidos enquanto permanecerem na página. Protocolo HTTPS é um dos caminhos de proteção. 

 

  • Rich snippets e featured snippets 

Como expliquei, no contexto em que as informações estão cada vez mais expostas na SERP, oferecê-las em seu site da forma correta e relevante é fundamental. Há duas formas interessantes: com as Rich Snippets e as Featured Snippets.

As Rich Snippets são informações ricas que aparecem na SERP como avaliação da sua empresa, caixa de procura dentro do site, produtos, data de eventos, entre outros temas relevantes.

As Featured Snippets são blocos de informações que aparecem na parte de baixo da caixa de buscas do Google com referências resumidas e listadas sobre a pesquisa. Se o seu site adquire essa ferramenta, o Google pode visualizar sua empresa com maior facilidade. 

Todas essas ferramentas implantadas pelo Google quer deixar a navegação cada vez melhor. Cabe a sua empresa saber se o seu site ou conteúdo estão dentro dessa realidade e se está utilizando essas ferramentas de forma correta. Ter esses dados do site da sua empresa bem estruturados é cada vez mais importante!

 

  • Especialização, Autoridade e Confiabilidade

Desde o ano passado essa tríade: Especialização, Autoridade e Confiabilidade (E.A.T.) tem sido fundamental para o algoritmo do Google. Aliás, desde 2018, tenho notado que conteúdos de pouca qualidade tem sofrido penalizações em ranqueamento. 

Ser especialista, ter autoridade e ser confiável para falar sobre um determinado tema é cada vez mais importante para SEO. O mesmo vale para a velocidade de acesso. Poucos segundos de demora pode significar uma conversão não realizada no site da sua marca e uma taxa de rejeição mais elevada.

Espero que o artigo tenha sido útil.

Quer aparecer no Google? Fale comigo AQUI. 

Aguardo o seu contato,

Até breve!

Compartilhe!
Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.