Ações básicas de Marketing Digital: quais são elas e por onde começar? - Agência Tribo - Marketing Digital

Ações básicas de Marketing Digital: quais são elas e por onde começar?

Ações básicas de Marketing Digital: quais são elas e por onde começar?

Ações básicas de Marketing Digital: quais são elas e por onde começar?

Antes de falarmos das ações básicas de Marketing Digital, é válido explicar que esse termo – Marketing Digital – se tornou popular no início dos anos 2000 e nada mais é do que uma denominação para estratégias e ações de comunicação de marketing na Internet. Ou seja, são várias ferramentas utilizadas e não uma simples ação de comunicação para o ambiente online. Tentar resumir o marketing a uma única ação é uma armadilha, na verdade.

Uma das coisas mais interessantes no Marketing Digital é que, diferente de outras modalidades – que são somente aplicadas a negócios de grande porte –, o Marketing Digital é popular e acessível. Ele pode ser executado por qualquer tipo de empresa, independente do seu tamanho ou de recursos para investimento.

Apesar de democrático, é preciso entender que existem processos nas entrelinhas de cada uma das atividades que o marketing digital envolve como o criar, comunicar, entregar, trocar ofertas, oferecer produtos que tenham valor para os consumidores e parceiros. E dessa forma, surge a pergunta: “contratar uma agência ou fazer sozinho, com a minha própria equipe?”.

Antes de responder a esse questionamento bastante pertinente, é preciso entender os 4 Ps do marketing. Também chamados de Mix de Marketing, eles representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção, confira!

Os 4 Ps do marketing: quatro pilares básicos de qualquer estratégia

O Mix de Marketing é um dos conceitos mais famosos. Foi criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler.

  • P de Produto: Uma empresa precisa oferecer algo, certo? Produto, aqui, também deve englobar serviços oferecidos por um negócio, mas este não é o foco principal desse pilar. O Produto serve para que sua equipe entenda e defina quais as qualidades e características sua empresa é capaz de oferecer;
  • P de Preço: O preço é o valor que é cobrado pela solução que a sua empresa oferece. Esse pilar indica o futuro do seu empreendimento, já que é a partir da circulação do dinheiro que é possível pagar funcionários, fornecedores, realizar investimentos e tirar o lucro;
  • P de Praça: Em inglês, Praça é Placement, que, em tradução livre, pode ser entendido como Posição no Mercado. Isso quer dizer, especificamente, como o cliente chega até você, aos seus produtos e serviços;
  • P de Promoção: Diferente da ideia de liquidações, esse pilar tem o sentido de promover a sua marca e soluções, fazendo com que a mensagem de marketing chegue aos “ouvidos certos”.

Marketing Digital: contratar uma agência ou fazer sozinho?

Claro que tudo vai depender do quanto sua empresa pode investir, além da sua disponibilidade de tempo. No entanto, existem situações em que só um especialista pode ajudar. A experiência da Tribo, que vem se destacando como uma das principais agências especializadas em Internet no mercado, diz que, na maioria das vezes, a parceria entre agência e a sua equipe é o caminho mais assertivo para obter bons resultados lucrativos. É o investimento que vale a pena!

Oferecemos o pacote MKT360º – um conjunto de soluções em marketing digital para acelerar os negócios da sua empresa com todo o conhecimento comprovado no planejamento completo de Marketing Digital, mas é interessante que a sua empresa tenha na equipe uma pessoa interna dedicada a isso também que nos auxilie, em uma parceria benéfica, na produção de conteúdo, cronograma de postagens, revisão de informações, alerta sobre determinadas abordagens que devem ser focadas. Enfim, é um trabalho a quatro mãos que rende bons frutos.

Quer fazer uma experiência? Solicite uma proposta ou envie uma mensagem, aguardo o seu contato na certeza de fazermos bons negócios!

Até breve,

Compartilhe!
Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário, sócio da Agência Tribo e atua no marketing digital desde 1998.