A criatividade é o oxigênio dos negócios - Agência Tribo - Marketing Digital

A criatividade é o oxigênio dos negócios

A criatividade é o oxigênio dos negócios

Com essa “paulada” do novo coronavírus, tenho pensado muito sobre o momento atual assim como você que, certamente, também tem analisado a situação. 

Trabalho com o que eu amo e, de repente, o que sempre acreditei em relação ao mundo digital – desbravando e sendo pioneiro na área (são quase duas décadas no universo online!) – está se mostrando essencial na vida das pessoas. Uma pena que essa confirmação chegou pelo Covid-19, mas garanto que o mundo não será mais o mesmo. 

Nos negócios, avalio que os dados são importantes. Os dados são uma coleção de informações processadas, analisadas e utilizadas para a vantagem de uma marca, com certeza. Mas a criatividade tem conquistado muito espaço nas estratégias e o momento atual tem escancarado isso. 

O seu business pode estar fechado fisicamente, mas as marcas estão se reinventando. Toda a crise pode ser uma oportunidade de mostrar o valor da sua empresa. E, mais do que nunca, para acompanhar o mercado é preciso ter criatividade.

Todo negócio criativo precisa perceber que comportamento humano muda o tempo inteiro. É preciso que o seu business seja vivo e que esteja disposto a rever-se constantemente. 

Hoje, o que vemos de maneira gritante é o quanto o mundo está hiperconectado. Desta forma, criatividade e exclusividade ajudarão a sua marca a se destacar. Com criatividade, se a marca jogar bem, pode até ser tornar um fenômeno viral ou ser lembrada nos próximos anos – e após a crise deflagrada por essa pandemia – por ter ajudado as pessoas com informações úteis ou por ter ampliado (e fortalecido) sua rede de parceiros. 

Atualmente, a criatividade tem sido o grande oxigênio dos negócios no mundo todo. Ela tem oferecido muitos planos alternativos para as marcas. E esse cenário não tem apenas criado uma experiência nova, única e duradoura para os clientes, mas também tem o poder de mudar potencialmente a mente de um cliente – olha que conquista mágica! 

Certamente, a informação “no excel” é uma parte incrivelmente vital de tudo o que constitui um negócio, mas a criatividade tem se tornado o centro das atenções.

Estratégias para ampliar a criatividade 

  • Adie o julgamento

Suas percepções podem limitar seu raciocínio criativo. Tenha atenção com a maneira como você “percebe”, “enxerga” e “sente” as coisas. Tente não fazer julgamentos.

  • Redefina o problema

Redefina o problema completamente. Se você tivesse definido corretamente o problema real, você teria resolvido há muito tempo, não é mesmo? Mude o foco, redefina a perspectiva. Lembre-se: todos os problemas têm soluções.

  • Permita-se às pausas

As pessoas verdadeiramente criativas desenvolveram sua capacidade de observar e usar todos os seus sentidos e isso pode ficar monótono com o tempo. Permita-se às pausas, às brechas na sua rotina para “arejar” as ideias.

  • Expanda o seu repertório

Criatividade também é baseada no conhecimento. Expanda o seu repertório. Leia coisas que você normalmente não lê, por exemplo.

  • Visualização

Já tentou a visualização criativa para que você “veja” um novo conceito? Ideias novas podem chegar, acredite!

  • Seja Curioso

Veja onde os outros não estão procurando para ver o que os outros não estão vendo. Arrisque-se. Vá mais adiante. Seja curioso. 

Espero que esse artigo tenha despertado um “insight” bacana para sua empresa nesse momento.

Gostou?

Compartilhe!
Mauricio Simão
falecom@agenciatribo.com.br

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.