5 dicas para obter bons resultados de negócios com mídia espontânea - Agência Tribo - Marketing Digital

5 dicas para obter bons resultados de negócios com mídia espontânea

5 dicas para obter bons resultados de negócios com mídia espontânea

5 dicas para obter bons resultados de negócios com mídia espontânea

O formato clássico de mídia espontânea é a citação positiva de uma empresa (ou de uma marca) em veículos tradicionais de comunicação. Com a expansão do ambiente digital – impulsionada indiscutivelmente pelas redes sociais – o conceito de mídia espontânea também foi ampliado.

A mídia espontânea acontece quando seus consumidores – e o público em geral, além da imprensa – compartilha o conteúdo da marca, fala da empresa por meio de “boca a boca” ou discute de alguma outra maneira sobre o seu negócio. Em outras palavras, as menções, citações ou referências são obtidas organicamente – o que significa que elas são voluntariamente dadas por terceiros. Segundo a Nielsen, a mídia espontânea é a forma mais confiável de publicidade.

Qualquer marca ou empresa precisa – de alguma forma – estar em contato com a sua audiência e se esforçar para alcançar um público ainda maior. Por isso, existem diversas ações de marketing que são planejadas com o objetivo de angariar mídia espontânea.

Estratégias bem elaboradas são uma oportunidade para as marcas criarem relacionamentos com os públicos. As marcas que sabem utilizar bem as redes sociais, por exemplo, conquistam aliados e garantem mídia orgânica. Consumidores satisfeitos e bem atendidos divulgam a marca e falam positivamente sobre suas experiências e isso que é o diferencial. Seu cliente é a sua melhor propaganda. E, na prática, essa divulgação genuína – e gratuita – se reverte em resultados reais de bons negócios.

 

Seu cliente é a sua melhor propaganda: saiba como conquistar mídia espontânea

 

1. Engajamento com o público:

Uma ótima maneira de sua marca ser conhecida é por meio de ações de compartilhamento de conteúdo. Nas redes sociais, uma boa maneira é gerar posts com engajamento e que sejam interessantes para que aconteça esse compartilhar;

 

2. Crie Canais de Comunicação:

É preciso gerar feedback rápido para possíveis consumidores insatisfeitos ou em dúvida. Garanta que a sua resposta seja ágil e personalizada e se comprometa a ser o mais prático possível. Crie canais de comunicação assertivos;

 

3. Atingir Credibilidade:

Construa uma reputação positiva para estabelecer uma relação de confiança com o seu consumidor;

 

4. Arriscar é preciso:

Em algumas situações, é preciso arriscar e mostrar que a sua marca está “antenada” com as novidades e ferramentas que estão em destaque no momento. Respeitando o perfil (e a coerência) da marca, é possível usar novos meios para expandir o conceito da sua empresa sem fugir da sua essência. Quem sabe uma campanha específica para o YouTube não seja uma surpresa agradável para o seu público?

 

5. Perfil coerente:

De nada vai adiantar as ações de marketing se a empresa não mantiver um perfil coerente. Atualmente, o consumidor tem à disposição diversas redes sociais para compartilhar opiniões e, por isso, é importante sempre prestar um bom serviço para que o público enxergue a marca de forma positiva constantemente;

 

Mídia espontânea: principais vantagens

A empresa pode afirmar que ela é a melhor em sua área, mas essa afirmação não pode parecer verdadeira a não ser que seja endossada por outras pessoas que também pensem, digam (e divulguem) o mesmo. Essa é a grande vantagem da mídia espontânea.

Ela oferece a oportunidade ideal para definir quem é sua empresa, o que a sua marca oferece e como isso a diferencia de concorrentes em seu setor. Mensagens consistentes compõem confiança e lealdade com potenciais clientes.

A mídia espontânea oferece:

  • Ampliação da distribuição de conteúdo;
  • Construção de credibilidade;
  • Otimização do retorno sobre o investimento, já que o investimento é muito menor do que em propaganda tradicional;

A Tribo pode te ajudar a construir credibilidade junto ao seu público e conquistar mídia espontânea. Acelere o seu negócio! Esperamos o seu contato, até breve!

Mauricio Simão
mauricio@agenciatribo.com.br

Publicitário, sócio da Agência Tribo e atua no marketing digital desde 1998.