20 Anos da Tribo

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Neste mês a Tribo completa 20 anos! Duas décadas fazendo Marketing Digital

Lá atrás, quando decidimos abrir uma “agência de publicidade” focada em internet, com meus vinte e poucos anos, eu ouvia de prospects a frase “Isso tem futuro!”, 20 anos depois a frase ainda é válida… tem futuro e, no presente, a internet está reinventando e transformando completamente as empresas e como fazemos negócios.

Nós tínhamos um sentimento de que o potencial da internet seria avassalador nos negócios, mas nem tanto. O digital entrou de vez em cada casa, em cada empresa e em cada pessoa. Não somos e nunca mais seremos os mesmos dos anos 90.

Muda que o mundo muda junto!

Passamos por muitas mudanças, fizemos sites com internet discada, dá para imaginar? Quando a banda larga chegou, bem lenta por sinal, foi um avanço principalmente no desenvolvimento dos sites, começaram a aparecer tecnologias, com a mesma velocidade que ano a ano a internet ganhava. Nunca tivemos uma zona de conforto, jamais pudemos parar nem que seja por um dia de estudar, aprender e pôr em prática, aliás, muita prática.

Cada cliente novo que chegava era um desafio jamais efetuado na internet, desbravamos cada segmento, cada empresa que tinha seu novo site desenvolvido pela Tribo era a chance de colocar em prática as novas tecnologias, novas soluções que não tinham sido pensadas para eles. Criamos guias comerciais locais, guias segmentados por nichos, catálogos de produtos com centenas de campos que se cruzavam para ser exibido na tela, tudo na unha, na raça e na coragem.

Nunca tivemos medo de nenhum desafio, se não sabíamos, íamos atrás de informações ou de pessoas que sabiam, tudo pensando no cliente, em trazer inovação e tecnologia para sua comunicação.

A cada ano mudamos totalmente a forma de fazer sites, desde o html puro no bloco do notas, FrontPage, sites WAP (mobile), DreamWeaver, PHP puro até a chegada do WordPress.

A mudança não era só técnica e visual, percebemos o espírito digital entrando nas empresas ano após ano, mudando os conceitos e claro, os objetivos dentro do Marketing.

Batemos na ponta do iceberg

Com a criação e popularização do Google, vimos que o site seria apenas a ponta do iceberg. Tudo mudou novamente, um site que ia para o caminho de ser bonito (muitas vezes pouco funcional e pesado com animações e aqueles loadings infinitos em Flash), teve que mudar a rota e ir para o caminho da funcionalidade, simplicidade, com mais textos e conteúdos sólidos para ser encontrado pelo buscador, acabava ali a era de cadastrar manualmente o site do cliente em portais, guias e começava a era da otimização de sites para buscadores (SEO).

Veja que a evolução da Tribo é paralela a evolução da internet nas empresas, o Marketing que era analógico começa de vez a se tornar digital, com cada vez mais tecnologias para tentar simplificar rotinas do tão complexo que se tornou.

Criar sites e fazer SEO já não era mais suficiente com a chegada dos links patrocinados do Google, redes sociais aparecendo como Orkut e Facebook, mais ainda com a chegada do Smartphone (iPhone foi a cereja do bolo), tudo mudou mais uma vez. Vimos que se não aumentássemos nosso leque de soluções e serviços, teríamos apenas um rumo: não passar dos 10 anos.

O fim é o novo começo!

Nesse momento de “ou vai ou racha”, começou um movimento de pessoas que estavam na mesma situação e precisavam aprender, “mas aprender onde?”, eis a questão. As universidades ainda não ensinavam nada sobre “Marketing Digital”, tivemos que buscar fora do Brasil recursos para aprender e adaptar aqui, dessa forma muitos experts surgiram, trazendo essas novidades em seus blogs, criando um mundo paralelo de inovação entre ideias testadas para serem replicadas, novas ferramentas e um novo mundo de soluções nos apareceu, transformando a “Tribo Design” na Agência Tribo.

Entre 2010 e 2015 fizemos muitos testes, implantamos soluções em clientes que deram muito certo, em outros nem tanto, trilhando nossa expertise para focar onde a gente conseguia trazer mais resultados em determinados nichos. A forma de vender tinha que mudar, não dava mais para visitar clientes com a pasta de portfólio debaixo do braço, precisamos mostrar o quanto conhecíamos para pessoas que quase nunca nada sabiam sobre Marketing Digital.

Resultado, a nova forma de vender

Vender Marketing Digital não era mais sobre convencer sobre um possível futuro, mas sim mostrar que para ter resultado, seria necessário muito mais que apenas o site.

Foi um momento bem difícil, além de cuidar de empreender num país que não valoriza o empreendedorismo, ter que se atualizar, aplicar, acertar, errar e tudo no menor tempo possível, pois a cada 6 meses sempre aparecem novos conceitos que nos fazem repensar e mudar a rota, só que agora, com mais experiência nos mostrando que consistência dá mais resultado do que a pressa em aplicar algo novo.

A partir de 2015 conseguimos então perceber nosso lugar nesse ecossistema, definir claramente quais as soluções, ferramentas e parceiros que em conjunto podem dar resultados para nossos clientes e assim direcioná-los a um crescimento sustentável.

Mais soluções requerem mais conhecimento, mais pessoas, mas processos e organização, como um banda de rock ou uma orquestra, todos precisam tocar a mesma nota, ter o mesmo tom, para assim, o cliente sentir essa harmonia em nossas entregas.

Maturidade para o que vem pela frente

Ter um método claro, com processos definidos, pessoas acreditando em nosso sonho, empenhadas em mostrar que nossa maturidade como empresa, atrelada ao conhecimento que buscamos a cada dia, define como chegamos até aqui e quão longe chegaremos.

20 anos depois construímos uma empresa sólida, mesmo em momentos como esse que estamos passando com a pandemia, conseguimos nos estruturar, ter parceiros estratégicos que nos ajudam crescer a cada mês, entregando um serviço cada vez mais sólido e consistente. Não temos mais um escritório físico, estamos em home office, desbravando novamente um novo formato de trabalho, mais uma nova era.

Mudamos, mudamos muito e mudaremos ainda mais, sempre com a frase nos sopra aos ouvidos diariamente: “Isso tem futuro!”.

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

Maurício Simão
Maurício Simão

Sócio e Cofundador

Publicitário por formação, atua na área digital desde 1999, quando tudo ainda era mato e a internet só estava engatinhando. Como consultor e especialista, Mauricio Simão traduz essa linguagem digital tão complexa e cheia de ferramentas para que as empresas organizem melhor seus departamentos de marketing e tenham processos para se relacionar melhor com seus clientes e consigam se tornar cada vez mais relevantes.

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